Estudo descobre dois tipos de alimentos que aumentam risco de diabetes

Dois tipos de alimentos associados a um maior risco de câncer também parecem aumentar as chances de desenvolver diabetes tipo 2

Exame de insulina | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Dois tipos de alimentos associados a um maior risco de câncer também parecem aumentar as chances de desenvolver diabetes tipo 2. Um novo estudo da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, aponta que o problema está no consumo de carnes vermelhas e carnes processadas.

Os pesquisadores analisaram dados de 1,97 milhão de pessoas, provenientes de 31 estudos realizados em 20 países, incluindo 18 investigações não publicadas. A equipe considerou fatores como idade, gênero, hábitos de saúde, ingestão calórica e massa corporal dos participantes.

Os resultados mostraram que o consumo diário de 50 gramas de carne processada aumentava em 15% o risco de desenvolver diabetes tipo 2 na próxima década, o que corresponde a cerca de duas fatias de presunto. Além disso, o consumo de 100 gramas de carne vermelha não processada por dia (equivalente a um pequeno bife) estava associado a um aumento de 10% no risco, enquanto 100 gramas de frango por dia resultavam em um aumento de 8%.

Evidência importante

Os pesquisadores afirmam que este estudo oferece a evidência mais robusta até agora sobre a associação entre o consumo de carnes processadas e vermelhas e um maior risco de diabetes tipo 2. Os resultados reforçam a recomendação de limitar esses tipos de carne para reduzir a incidência da doença. No entanto, a relação entre o consumo de aves e diabetes tipo 2 ainda é incerta e necessita de mais investigação.

O que explica a ligação entre esses alimentos e diabetes?

Pesquisadores da Universidade de Cambridge sugerem várias explicações para a possível relação entre o consumo de carne e o risco de diabetes tipo 2. Uma delas é que a carne é uma importante fonte de proteína animal e ferro.

Um estudo recente da Universidade de Harvard revelou que uma maior ingestão de ferro heme, presente na carne vermelha, está associada ao aumento do risco de diabetes tipo 2. Além disso, o ferro heme pode causar inflamação e danos ao DNA, e algumas pesquisas indicam que ele pode elevar o risco de câncer colorretal, pancreático e de pulmão.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES