Estudo mostra qual o melhor tipo de exercício para controlar a pressão alta

Quando se fala em exercício físico para baixar a pressão alta, as modalidades convencionais ajudam, mas existe um tipo mais eficaz, segundo pesquisa

Pessoa aferindo a pressão arterial | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Quando se fala em focar na prática de atividade física para baixar a pressão arterial, a primeira coisa que vem à mente botar um tênis, uma roupa leve e correr para a academia ou para alguma modalidade esportiva. Uma nova pesquisa, no entanto, mostra que exercícios realizados de forma estática, como agachamentos na parede e pranchas, são de fato mais eficazes para combater a hipertensão.

Os resultados desse estudo foram abordados pelo jornalista André Forastieri, para o Terra. Esse tipo de atividade isométrica envolve a contração deliberada de um músculo ou grupo muscular específico, seguida pela manutenção dessa contração por um período de tempo definido, sem alterar o comprimento muscular durante o exercício.

Outros benefícios

Entretanto, o combate à hipertensão é apenas um dos múltiplos benefícios proporcionados pela prática desse tipo de exercício. Além disso, o exercício isométrico oferece a conveniência de poder ser realizado em praticamente qualquer lugar, já que se baseia exclusivamente no peso corporal para desafiar os músculos.

Caso esteja em dúvida sobre como iniciar os exercícios isométricos, alguns exemplos eficazes incluem agachamentos na parede (simulando a posição de sentar-se em uma cadeira, porém com as costas pressionadas contra a parede) e pranchas (sustentando o corpo nos antebraços e nos dedos dos pés, mantendo o abdômen elevado e nivelado acima do solo).

Ajuda profissional

Além disso, é recomendável que você consulte um profissional de saúde, como um médico ou um educador físico, antes de iniciar qualquer novo plano de exercícios. Isso garantirá que o programa seja seguro e adequado para suas necessidades individuais, ajudando a maximizar os benefícios e evitar possíveis lesões.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES