Estudo revela 3 alimentos que ajudam a evitar o câncer

Alguns alimentos que podem prevenir o desenvolvimento de câncer, demonstrando que sua dieta pode ser sua maior defesa

Imagem ilustrativa de uma mão com luva boxeadora batendo em célula de câncer | Reprodução/iStock
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Quando consideramos todas as coisas que influenciam a nossa saúde, como hereditariedade, estresse, ambiente, exercício, etc., não há uma coisa que tem um impacto maior sobre nós do que a escolha da nossa dieta, ou seja, o maior impacto vem daquilo que comemos. 

Enquanto muitas pessoas sabem o que evitar, como carnes vermelhas e alimentos processados, identificar o que incluir na dieta para a redução dos riscos de câncer pode ser mais desafiador. No entanto, a ciência tem avançado e alguns alimentos têm se destacado por seus potenciais benefícios na luta contra esta doença.

3 alimentos comprovadamente benéficos para evitar o câncer: 

Vegetais crucíferos: Repolho, brócolis, couve de bruxelas e couve-flor são ricos em compostos que ajudam o corpo a eliminar toxinas e a se reparar. Estudos sugerem o consumo frequente destes vegetais como uma forma de reduzir o risco de câncer. Um destaque especial vai para o brócolis, rico em isotiocianato sulforafano, associado à proteção contra diversos tipos de câncer.

Tomate: Os tomates são conhecidos por sua riqueza em licopeno, um antioxidante poderoso. O processamento dos tomates, como cozinhá-los ou cortá-los, potencializa a absorção do licopeno pelo corpo, especialmente quando consumidos com uma fonte de gordura saudável, como o azeite de oliva.

Grãos integrais: Substituir alimentos do dia a dia por suas versões integrais é um conselho frequente entre nutricionistas. Os grãos integrais são uma fonte rica de fibras, vitaminas, minerais e compostos vegetais, que atuam conjuntamente na redução de riscos de câncer. Comer pelo menos três porções de alimentos integrais por dia tem sido associado a uma menor incidência de câncer de cólon.

É possível prevenir o câncer? É importante destacar uma abordagem mais ampla, considerando não apenas a dieta, mas também o estilo de vida, o ambiente e fatores genéticos. Além disso, não se esqueça da importância de consultar especialistas e realizar exames regulares como parte de uma estratégia de prevenção abrangente.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES