Uma pesquisa apresentada na Reunião Anual da Associação Europeia descobriu que uma xícara diária de chá preto pode ajudar a reduzir o risco de diabetes tipo 2 em adultos.
Segundo o estudo, pessoas que consomem chá escuro todos os dias têm um risco 53% menor de pré-diabetes e um risco 47% menor de diabetes tipo 2. Pré-diabetes é ter níveis altos de açúcar no sangue. Já o diabetes tipo 2 caracteriza-se pela resistência à insulina quando o corpo tem problemas para processar o açúcar como combustível.
BENEFÍCIOS DO CHÁ
Estudos anteriores mostram inúmeros benefícios do consumo de chá, como redução da inflamação e melhora da sensibilidade à insulina. A nova pesquisa se concentrou em outro aspecto do risco de diabetes.
Uma vez que o estudo utilizou dados de questionários padronizados de uma única população, os pesquisadores observaram que são necessários mais ensaios. Isso ajudaria a validar os benefícios clínicos.
Ainda assim, as conclusões do novo estudo ainda podem ser facilmente adaptadas como um hábito de estilo de vida de baixo risco.
POR QUE O CHÁ PRETO?
O mecanismo por trás desse benefício pode estar relacionado ao aumento da excreção de glicose na urina, bem como à melhora da sensibilidade à insulina. Essa infusão pode funcionar com os rins para retirar a glicose do sangue e colocá-la na urina e melhorando a sensibilidade à insulina nos músculos e na gordura.
A ciência mostra que o chá escuro, especificamente o chá preto, é rico em antioxidantes que podem ajudar a reduzir o estresse oxidativo e diminuir o risco de desenvolver doenças crônicas.