Evite estes alimentos antes de dormir se quiser desinchar

Está cada vez mais evidente a relação entre a qualidade do sono e os alimentos que consumimos antes de ir para a cama

Alguns alimentos devem ser priorizados e outros evitados no período noturno | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Está cada vez mais evidente a relação entre a qualidade do sono e os alimentos que consumimos antes de ir para a cama. Além de ajudar a ter uma boa noite de sono, escolher bem o que comer à noite também é importante para ajudar a evitar desconfortos como a retenção de líquidos e as consequências dela. 

A médica Juana Coronado, em entrevista ao jornal Hola, ressalta que existem alguns alimentos que devem ser evitados no período noturno, pois eles são responsáveis por causar sensação de inchaço corporal e desconforto abdominal. Segundo a profissional, dentre esses alimentos, estão aqueles  ricos em sal e líquidos.

Dentre os alimentos que devem ser evitados, segundo a profissional, estão alimentos pré-cozidos;  crus não cozidos; frituras; batidos; molhos; ricos em açúcar; vegetais mais indigestos como alcachofra, couve-flor ou repolho. Além de causar inchaço, eles também prejudicam a qualidade do sono.

O que comer

Além de evitar os alimentos já citados, a médica lista aqueles que são os mais indicados para serem ingeridos no jantar, em um período de até duas horas antes de ir para a cama. Dentre eles, estão os alimentos frescos, como vegetais cozidos no vapor, grelhados ou em cremes; salmão grelhado, peixe-espada ou atum acompanhados de tomate ou pimentão.

Também são recomendadas as proteínas de alto valor biológico, que podem ser encontradas em peixes brancos, como pescada e robalo; No caso de a pessoa preferir carnes, a médica sugere  frango ou peru, que são ricos em triptofano, um fornecedor de serotonina e melatonina, que são substâncias que ajudam a adormecer.

Dormir bem

Dormir é fundamental para o descanso do corpo e da mente. Durante o envelhecimento, o sono vai se modificando e, dependendo dos hábitos do cotidiano, pode se tornar mais leve e sua duração também se torna menor, na maioria dos casos. Algumas razões podem interferir na boa noite de sono da população idosa, como o aparecimento de problemas clínicos e psiquiátricos, sentir dor, assim como alguns medicamentos que também podem alterar o sono. 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES