Exagerou no Carnaval? Nutricionista dá dicas para recuperação mais rápida

Para quem caiu na folia durante o Carnaval e precisa voltar à rotina, existem algumas dicas importantes

A hidratação é importante nesse período pós-carnaval | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Nos dias de Carnaval, para muita gente o único compromisso é com a diversão. Com isso, os cuidados com a saúde e bem-estar dão lugar ao alto consumo de bebidas alcoólicas, falta de hidratação, alimentação à base de junk-food, ou até mesmo ficar muitas horas sem se alimentar. Mas a quarta-feira de cinzas chega e é hora de correr atrás do prejuízo.

A primeira coisa a se fazer no pós-carnaval é priorizar a hidratação, com o consumo de muita água, água de coco, sucos naturais, chás, frutas. A regra é desintoxicar o organismo. “O álcool exerce efeito diurético em nosso corpo, pode levar à desidratação, que prejudica o seu desempenho físico e a capacidade do corpo em se recuperar após o exercício físico”, explicou a nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais, Letícia Canelada, em entrevista ao Sport Life.

Segundo a nutricionista Isolda Vasconcelos Pelos, em texto publicado pelo Boa Saúde, nos próximos dias, é importante que se opte por uma alimentação leve, com o consumo de alimentos saudáveis e in natura, à base de frutas, legumes e verduras para que se retome uma rotina saudável de alimentação. É importante que se evite produtos industrializados, gorduras, açúcares e frituras.

Atividades físicas

Isolda Vasconcelos ressalta ainda que uma coisa importante para ajudar no processo de desintoxicação do corpo é a prática de atividade física, mesmo que seja de leve, para quem não tem isso na sua rotina. Para quem já faz exercícios físicos ou pratica algum esporte regularmente, é importante voltar à rotina. 

Por fim e também muito importante nesse período pós Carnaval é o descanso. A profissional afirma que, depois de uma rotina puxada de festas, bloquinhos e noites mal dormidas, é importante que se coloque o sono em dia. “Tente dormir oito horas, pois isso vai ajudar a regular o organismo”, aconselhou a nutricionista.

Prejuízos do álcool para quem treina

“O consumo de álcool interfere no funcionamento do seu organismo como um todo, incluindo a parte responsável pela oxidação de gordura. Dessa forma, há uma maior chance de você acumular gordura corporal, o que compromete o seu objetivo de ganho de massa muscular saudável e o condicionamento físico”, afirmou Letícia Canelada.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES