Longe de ser unanimidade no período de festas de fim de ano, as uvas-passas são figurinha comum nesta época. Ela costuma estar no centro do debate, seja entre os que odeiam e não querem vê-las em nada, seja entre os amantes dessa iguaria e são à favor de “botar uva-passa em tudo”. Mas afinal, existe algum benefício em ingerir essa fruta ou ela apenas serve para ornamentar os pratos típicos deste período?
A nutricionista Denise Real, diretora de nutrição e saúde integrativa na Saludii, plataforma que conecta nutricionistas e pacientes, em entrevista ao Terra, afirma que as uvas-passas são ricas em benefícios para a saúde. Assim com as uvas in natura, elas são fontes de fibras, catequinas e vitaminas antioxidantes. Dessa forma, elas contribuem para prevenir doenças e protegem o coração e o cérebro.
Além disso, elas ajudam a fortalecer o sistema imunológico, por serem fontes de vitaminas do complexo B, além de minerais, como o ferro, que ajuda a combater a anemia. Essa fruta contém ainda cobre, que é um estimulante natural para a produção contínua de células vermelhas, e arginina, que contribui para fortalecer o corpo contra fraquezas e mal-estar.
Elas também ajudam a fortalecer o sistema imunológico. "Em apenas 30 g de uvas-passas, o equivalente a duas colheres de sopa, temos 90 calorias e 2 g de fibra. É importante consumir com moderação para desfrutar dos benefícios sem exceder a ingestão calórica", afirma Denise Real. A nutricionista ressalta ainda que não se deve usar de forma excessiva nas preparações, já que o sabor é marcante e não agrada a todos os paladares.
Origem
Os romanos costumavam desidratar as uvas no período de solstício de inverno, entre os dias 21 e 25 de dezembro. Eles usavam o calor do verão para fazer isso e guardavam-nas para consumi-las no inverno. O propósito desse hábito ancestral era celebrar o festival do solstício de inverno, marcando um novo ciclo de fartura e prosperidade para o próximo ano.
E as uvas-passas não perderam seu papel simbólico ao longo do tempo, elas continuam representando prosperidade e fartura nas ceias de Natal em vários países do mundo. Na Espanha, por exemplo, segundo a tradição, aconselha-se que sejam ingeridas 12 uvas na virada do ano, cada uma representando um mês, simbolizando a chegada de um ano abundante.
Outros benefícios da uva-passa:
1 - Regula o intestino
2 - Deixa os olhos saudáveis
3 - Ação contra infecções
4 - Prevenção do câncer
5 - Ajuda na libido sexual
6 - Proteção contra doenças cardiovasculares
7 - Efeito energético
8 - Dentes e ossos mais fortes
9 - Preservação e crescimento de músculos
10- Controle de peso
11 - Fortalece o sistema nervoso