Para você tem sido difícil se manter motivado? Saiba que você não está sozinho. A procura por métodos para recuperar aquele entusiasmo de fazer atividades físicas tem aumentado e instigado educadores físicos e especialistas na saúde do corpo. Nós, do meionorte.com, agrupamos dicas dos mais conceituados profissionais nas revistas médicas e científicas para ajudar você!
Qual a melhor forma de voltar ao exercício? Os especialistas avaliam.
Não tenha vergonha
O personal trainer Joe Edmonds, baseado em Exeter, vê isso o tempo todo: pessoas que querem se exercitar mais, mas têm pavor de se aventurar na academia porque temem que usuários regulares riam delas. A realidade, diz ele, “é que, de um modo geral, as outras pessoas não se importam. Eles estão fazendo suas próprias coisas. ” Edmonds aconselha as pessoas a superar o desconforto por algumas sessões. “Eu acho que se as pessoas puderem entrar por apenas uma ou duas semanas, elas logo mudam sua percepção do espaço da academia e de si mesmas dentro do espaço da academia. Eles só precisam entrar em primeiro lugar. ”
Encontre seu incentivo pessoal
Se você tem tendência natural para o sedentarismo ou não gosta de malhar, pode ser difícil se motivar para calçar um tênis e sair para correr. “Eu tentaria encorajar essa pessoa a encontrar outro motivo para se exercitar”, diz Zahir Akram , personal trainer e fundador do Akram Yoga Studio em Addlestone, Surrey. “Para mim uma grande motivação para continuar treinando e ficar mais saudável não é estética, mas por causa do meu filho. Gosto de lembrar aos clientes que existem pessoas que confiam neles e precisam que sejam fortes. Se você não pode se exercitar por si mesmo, faça-o pelas pessoas que dependem de você para serem saudáveis. ”
Não exagere
Embora seja tentador embarcar em um futebol a todo vapor quando você sente que está relaxando, na verdade é contraproducente. “Quando trabalho com clientes que estão se recuperando, digo a eles para não deixarem de fazer nada e se tornarem o Jet do Gladiador até o final da semana”, diz a personal trainer de Londres, Hannah Lewin . “Eu sei que é muito tentador quando você está em uma fase de baixa para ampliá-lo ao máximo, mas não é realista.”
Identifique algo que você goste
Se você odeia correr ou acha a ioga entediante, não faça isso. “Se você começar com algo de que realmente não gosta, isso não o ajudará a voltar a fazer nada”, diz Lewin. “Encontrar algo que você não odeia é um bom lugar para começar e também ajudará a aumentar seu nível de confiança. A confiança e a motivação andam de mãos dadas, então se você está descobrindo que algo o faz se sentir mal, o exercício será ainda mais estressante e sua motivação diminuirá ainda mais. ”
Não fique obcecado com a academia
Existem muitas maneiras de se exercitar que não incluem academias. Patinando no parque com amigos; um mergulho no lido; Uma longa caminhada pela praia: tudo faz circular o sangue e, o mais importante, é gostoso (desde que não caia sobre os patins). “Você não precisa pensar em exercícios como ir à academia ou correr 5 km”, diz Akram. “Fazer uma caminhada de 15 minutos todos os dias contribui para a saúde, melhora as articulações e relaxa. Muitas pessoas têm uma ideia errada do que é exercício. Se você caminhar regularmente, isso é exercício. Então, se você não quer ir para uma academia, pelo menos levante-se e se mova mais. ”
Considere medir seu progresso
“Ganhos incrementais podem ser realmente motivadores”, diz Edmonds. Aplicativos de fitness, como o Strava, têm versões gratuitas e são ótimos para monitorar seu progresso. “Muitas pessoas se baseiam em números”, diz Edmonds, “e poder anotar e ver seu progresso e registrar isso pode ser muito benéfico para elas. Outros serão motivados por treinar com outra pessoa. Você tem que entender o que o motiva. ”
Use os recursos que estão disponíveis
Todos nós já ouvimos falar do Couch to 5K, mas existem muitos outros programas brilhantes que podem ajudá-lo a entrar em forma pela primeira vez ou a redescobrir sua motivação. “O aplicativo FIIT tem alguns exercícios internos que são realmente bons para muitos níveis diferentes”, diz Lewin. “Também gosto de recomendar The Ride, de Keiser, que é um programa de ciclismo indoor muito menos intimidante do que o Peloton, e você pode usar qualquer bicicleta indoor. ” A Nike também oferece um aplicativo de corrida livre muito bom com muitas rotas para iniciantes. E aproveite a oferta de reabertura do seu ginásio local. “A maioria das grandes academias está realizando sessões gratuitas de treinamento pessoal de volta à academia”, diz Lewin. “Você terá 45 minutos grátis com um personal trainer. Mesmo se você for um frequentador experiente da academia, realmente vale a pena, pois vai te dar um pouco de ânimo por tentar algo novo. ”
Seja consistente - e gentil com você mesmo
“É melhor ter algumas sessões mais curtas por semana que sejam administráveis do que fazer muitas aulas e depois desistir”, diz Lewin. “Quanto mais consistente você for, mais altos seus níveis de motivação permanecerão. Mas a consistência precisa que você seja realista. Caso contrário, fica opressor. ”
Lewin encorajaria as pessoas a serem gentis consigo mesmas. “Compare sua posição agora com a de um ano atrás”, diz ela. “Meu Deus, todos nós passamos por tantas coisas desde então. E em vez de pensar: 'Oh, eu estava mais em forma no ano passado', pense em como este ano você vai reconstruir melhor. ”