Uma nova bebida vem chamando a atenção do público no TikTok: o chá de moringa. A bebida está sendo recomendada por diversos influenciadores como uma forma de acelerar a perda de peso e melhorar o controle do açúcar no sangue e outros benefícios. Entretanto, nem tudo são flores quando se trata dessa planta.
Também conhecida como acácia branca, a moringa é facilmente encontrada no Brasil. A planta possui vagens alongadas e folhas pequenas e arredondadas. Do ponto de vista nutricional, é rica em cálcio, ferro, potássio e vitaminas A e C.
CONTROLE DA GLICEMIA
Foram descobertos recentemente em estudos feitos por farmacêuticos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que o extrato da moringa possui potencial terapêutico para o controle da glicemia, além de ter ação antioxidante e anti-inflamatória.
A planta é rica em ácido clorogênico, que ajuda a moderar os níveis de açúcar no sangue após as refeições, pois estimula a produção e liberação de insulina no organismo.
Além disso, a suplementação com uma colher de pó de folha de moringa na alimentação de 30 mulheres com diabetes reduziu os níveis de açúcar no sangue em jejum em 13,5%, segundo um estudo de 2014.
CONTRAINDICAÇÃO
Depois que a planta entrou na moda, vários “remédios caseiros” à base de moringa começaram a ser comercializados. Em 2019, havia o boato de que a planta curava o câncer, o que levou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a restringir a venda de suplementos feitos com moringa para tentar conter o consumo desenfreado.
A restrição não está mais em vigor, mas a Anvisa mantém o alerta para o uso da moringa como remédio. Em excesso, a planta pode levar ao acúmulo de cálcio no corpo, o que prejudica o funcionamento dos rins.