Fluconazol: o que é, para que serve e como funciona esse remédio - Como tomar ou aplicar?

Esse antifúngico serve principalmente para tratar a candidíase. Entenda como o fluconazol age e quais as indicações e reações adversas das doses - Como tomar ou aplicar?

Slide 2 de 10

Como tomar ou aplicar?

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

“Para escolher qual tipo será ministrado, o médico considera as características da infecção. As mais superficiais, como micoses de unha, podem ser resolvidas com uma loção. Já para infeccções urinárias, a via oral em geral é mais adequada”, exemplifica Dania.

O fluconazol está disponível no formato de pomada para os casos de infecção na pele por fungos. Já as administrações por via oral são empregadas em diferentes quadros, especialmente quando a infecção pode se tornar sistêmica ou aflige órgãos internos.

“As formas injetáveis, por sua vez, costumam ser usadas em casos graves”, ressalta Giselle. “São infecções sistêmicas como a sepse fúngica”, completa. Candidíase esofágica e quadros nos quais o fungo chega ao cérebro também exigem essa maneira de uso. O tal criptococo que mencionamos antes muitas vezes é tratado com fluconazol injetável.

No tratamento da candidíase vaginal, bastante comum, a via oral é uma opção às mulheres que não respondem bem ao tratamento com a pomada.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES