O esporte é o melhor caminho para a mudança de uma vida sedentária para uma com mais saúde e qualidade. A prática de atividade física traz benefícios tanto para os atletas profissionais quanto para os amadores. E para que os benefícios sejam completos, é adequado adotar uma alimentação saudável e balanceada. Nisso, o consumo de frutas é fundamental. Mas quais as melhores para quem faz atividade física?
"O ideal são frutas ricas em carboidratos simples para o pré-treino imediato, pois eles fornecem energia rapidamente para o treino que está por vir. Quanto ao pós-treino, o ideal é ter uma alimentação mais completa, que contém alimentos de fonte de carboidratos simples e proteínas para auxiliar no processo de reparação muscular", disse a nutricionista do Hospital Universitário Cajuru, de Curitiba, Daniele Souza, em entrevista para o Sport Life.
Os alimentos consumidos no pré-treino são importantes, pois são eles que fornecem energia ao corpo. "No pré-treino imediato, alimentos fontes de carboidrato simples oferecem uma disponibilidade rápida de glicose, utilizada desde o início do treino. Alguns exemplos são frutas como banana, maçã, uva, laranja e pêssego", complementou a profissional.
Isotônico natural como alternativa
O isotônico também é uma alternativa para complementar essa alimentação após os exercícios físicos. "Isotônicos naturais ajudarão muito na recuperação desse organismo. Fornece água e nutrientes para prevenção de perda de massa magra, desidratação, câimbras e queda da imunidade. Muitos nutrientes são necessários nesses processos, mas podemos destacar os carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas A, C, D e E, zinco, cobre, cálcio e ferro", falou Souza.
Alimentação e hidratação
A nutricionista disse ainda que não há proibições na hora de se alimentar, mas em determinando momento alguns alimentos são mais importantes. Ela afirma que, até três horas antes do início da atividade física, está liberado consumir carboidratos complexos e fibras, como batata doce, inhame e cereais integrais. Também pode comer proteínas e lipídios.
Outro ponto importante, que jamais pode ser deixado de lado, é a hidratação. Não importa qual a sua modalidade esportiva, a água é importante "Não adianta nada ter uma alimentação super completa e estar desidratado. A água é fundamental para todas as funções do nosso organismo e deve ser consumida em abundância pelo menos 35ml para cada kg de peso da pessoa", destacou Daniele.