Gonorreia: sintomas, diagnóstico e como é feito o tratamento -  O que é gonorreia

A gonorreia é uma infecção sexualmente transmissível que afeta homens e mulheres. Veja como evitar e quais os remédios são usados no tratamento -  O que é gonorreia

Slide 1 de 7

 O que é gonorreia

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Gonorreia é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, popularmente chamada de gonococo. Ela também pode passar da mãe para o bebê durante o parto.

O problema, frequente em homens e mulheres, costuma afetar a uretra e o colo do útero — bem como o reto e a garganta quando se pratica sexo anal e oral, respectivamente. Dor e ardência são sinais comuns. Nas crianças recém-nascidas, atinge principalmente os olhos, com potencial de deflagrar a perda de visão. 

O período de incubação da Neisseria gonorrhoeae é de até uma semana. Ou seja, ela pode permanecer sete dias no organismo antes de disparar sintomas. Estima-se que entre 1% e 2% da população mundial carregue essa bactéria no corpo. Como não é uma doença de notificação compulsória no Brasil, desconhecemos sua incidência exata por aqui. 

Ainda existe um estigma que liga a gonorreia a um comportamento, digamos, devasso. Mas qualquer pessoa sexualmente ativa que não use camisinha está vulnerável a ela. Veja a seguir:

Slide 1 de 7
Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES