Gonorreia: sintomas, diagnóstico e como é feito o tratamento - Quais são as complicações

A gonorreia é uma infecção sexualmente transmissível que afeta homens e mulheres. Veja como evitar e quais os remédios são usados no tratamento - Quais são as complicações

Slide 4 de 7

Quais são as complicações

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Cabe destacar que elas costumam decorrer da falta de diagnóstico ou de um tratamento inadequado. E, aqui, as mulheres são mais atingidas. 

No sexo feminino, as complicações incluem doença inflamatória pélvica e infertilidadeElas acontecem devido à invasão da bactéria em outras partes do corpo. 

Nos homens, há o risco de ocorrer uma prostatite.Trata-se de uma inflamação na próstata que desencadeia dores, incontinência ou retenção urinária, febre, mal-estar…

E tanto em mulheres como homens, há a possibilidade de surgir a chamada artrite infecciosa. Sim, estamos falando de perda de mobilidade e incômodos nas articulações. 

Kreitchmann vai além. “Quando uma mulher infectada está grávida e faz um parto vaginal, o bebê pode desenvolver conjuntivite neonatal”, avisa. Sem tratamento, o quadro leva à cegueira. Para evitar esse problema, as maternidades brasileiras aplicam um colírio de nitrato de prata assim que as crianças nascem.  

Mas há profissionais que recomendam adotar o tratamento apenas nos filhos das mães com casos confirmados de gonorreia. Converse com seu médico.

“Além disso, durante a gestação, a enfermidade provoca infecção do líquido amniótico, rompimento da bolsa antes do tempo e parto prematuro”, complementa Kreitchmann. 

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES