Gravidez e Covid-19: dúvidas e o que dizem os cientistas - Ministério da Saúde fez uma recomendação que deixou os futuros pais e mães em alerta

O Ministério da Saúde, recomendou que casais posterguem, se possível, os planos de gravidez em alguns meses em razão do agravamento da pandemia. - Ministério da Saúde fez uma recomendação que deixou os futuros pais e mães em alerta

Slide 1 de 10

Ministério da Saúde fez uma recomendação que deixou os futuros pais e mães em alerta

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Na última sexta-feira (16), Raphael Câmara, secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, recomendou que casais posterguem, se possível, os planos de gravidez em alguns meses em razão do agravamento da pandemia.

A Câmara usou as novas variantes do coronavírus para justificar a nova orientação, apesar da falta de pesquisas publicadas a respeito do tema. "Estudo nacional ou internacional não temos, mas a visão clínica de especialistas mostra que as variantes têm ação mais agressiva nas grávidas. Antes, o risco maior estava ligado ao final da gravidez. Mas, agora, vemos uma evolução mais grave no segundo trimestre e até no primeiro trimestre", apontou.

O secretário ainda disse que o adiamento da gestação deve ser feito dentro da realidade de cada casal. "Caso possível, postergar um pouco a gravidez para um melhor momento, para que você tenha uma gravidez mais tranquila. É lógico que a gente não pode falar isso para quem tem 42 ou 43 anos, mas para uma mulher jovem que pode esperar um pouco, é o mais indicado", explicou.

Mas o que há de evidências sobre o risco de covid-19 para as futuras mães e seus filhos? E quais os cuidados devem ser tomados se você estiver grávida? Confira a seguir:

Slide 1 de 10
Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES