O herpes labial pode ser comum para muitas pessoas, mas você nem sempre sabe por que ou como contriu o vírus. A primeira infecção geralmente ocorre na infância sem ser notada e o vírus permanece lantente nas células nervosas locais. De repente, basta estar sob estresse, ficar exposto ao sol, menstruação, trauma, cirurgia, um tratamento que baixa o sistema imunológico, uma infecção e, claro, febre, para "acordá-lo". Beijar uma pessoa infectada é o modo de transmissão mais comum, a troca de talheres, a garrafa de água compartilhada ou a projeção de gotas de saliva ao espirrar ou tossir também são fatores de contaminação. A incubação da infecção dura entre 2 e 12 dias, devemos, portanto, evitar tanto quanto possível tocar os lábios de alguém durante este tempo de crise.
Embora inofensivo para a nossa saúde, devemos admitir que ficaríamos felizes sem a existência do herpes. Por mais que tentemos encobri-lo, ele continua visível, prejudicando nosso lindo rosto e a solução é fazer com que ele permaneça em nosso lábio o menos tempo possível! Mas, uma vez que todo problema tem sua solução, o herpes não seria exceção à regra e existem algumas pequenas técnicas para aliviar a crise de forma rápida e eficaz. Aqui estão algumas dicas das nossas avós para se livrar dele.
Essas dicas são conhecidas há muito tempo e passam de geração para geração deste nossas avós, mas lembre-se nada substitui a opinião de seu médico. Ele deve acompanhar e te orientar sobre o melhor tratamento pra seu caso.