Herpes labial: feridas podem resultar em graves complicações - O vírus e o sistema imunológico

Com o quadro viral, Eliezer do BBB 22 teve trocas íntimas com outras participantes da casa. Luciana Passoni, médica dermatologista, explica os motivos pelos quais isso deve ser evitado - O vírus e o sistema imunológico

Slide 6 de 6

O vírus e o sistema imunológico

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Baixa imunidade do organismo, estresse, cansaço físico e mental são grandes terrenos férteis. Já para as mulheres existem duas situações em que se deve estar em alerta: o período menstrual e a gestação, esta última podendo trazendo complicações e maior risco de transmissão ao feto se ocorrer durante ou próximo ao momento da gestante dar à luz.

Complicações mais sérias 

Luciana Passoni afirma que o herpes labial pode evoluir e portanto, gerar outras complicações para a pessoa infectada. "Por exemplo, [ele] pode causar um tipo raro câncer de pele chamado sarcoma de Kaposi, que gera manchas e inchaços na pele a partir da infecção dos vasos sanguíneos e sistema linfático", cita Luciana.

Já que a baixa imunidade é um fator corriqueiro da infecção pelo vírus, o paciente também se torna "alvo" de outras doenças virais, então por isso é preciso evitar sempre que possível a contaminação de herpes – mesmo sendo a mais simples.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES