HPV: o que é, sintomas, causas e tratamento
- Vacinação
O HPV pode provocar lesões genitais de alto risco, porque são precursoras de cânceres como de colo do útero e do pênis. Tire suas dúvidas sobre a doença.
- Vacinação
Especialistas de saúde e o ministério afirmam que a vacina é segura e utilizada em países como Estados Unidos, Austrálias e muitos outros.
Quem pode tomar a vacina fornecida pelo SUS?
Meninas de nove a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos;
Pessoas que vivem com HIV;
Pessoas transplantadas na faixa etária dos nove aos 26 anos com acompanhamento médico.
A vacina tem duas doses, com a segunda ocorrendo seis meses após a primeira. No caso das pessoas com HIV e transplantados, são três doses com esquema de 0, 2 e 6 meses.
A vacina previne contra todos os vírus que causam HPV?
Não. A vacina previne contra os quatro tipos principais do vírus, dois relacionados ao surgimento de verrugas genitais e anais e outros dois muito associados ao maior risco de provocar câncer.
Por que o governo vacina as crianças?
O governo foca no grupo que ainda não iniciou a vida sexual para que a imunização seja feita antes da contração do vírus e porque o sistema imunológico delas responde melhor à vacina. Como existe uma grande parcela de adultos que está infectada e não tem conhecimento, a vacina pode não ser tão eficaz.
Já tenho HPV, a vacinação pode me ajudar?
Mesmo que você já tenha sido infectado por um tipo de vírus, a vacina pode prevenir outros tipos com os quais você ainda teve contato ao longo da vida.