Ter um sono tranquilo é algo que todo mundo deseja, mas nem todos conseguem. Colocar a cabeça no travesseiro e dormir por uma noite toda não tem sido conseguido por todos os brasileiros.
Sintomas como irritabilidade, cansaço constante e até mesmo uma certa dificuldade de concentração podem aparecer em meio a dificuldade em dormir.
Há aquelas pessoas que apresentam o quadro somente em momentos específicos da vida, como um situação de estresse vivido em algum momento. Mas há aqueles em que a insônia se torna crônica, prejudicando o sono e a qualidade de vida.
De acordo com o psiquiatra Marco Abud, certos hábitos cotidianos podem intervir na qualidade do sono e, portanto, é possível ajustar algumas rotinas em busca de uma melhora na qualidade do sono. É o caso do consumo de alguns alimentos, que podem ser inadequados para quem tem dificuldades para dormir."
É recomendado evitar alimentos que contenham cafeína, por exemplo, que estimula o sistema nervoso central através da liberação de dopamina, e adotar uma dieta rica em alimentos com nutrientes promotores de um bom sono", explica o médico.
Alimentos que podem atrapalhar o combate à insônia: