Perdeu o foco e deixou de lado a reeducação alimentar e a dieta, mas quer voltar para o “projeto verão 2023”? A primeira dica é procurar um profissional especializado para acompanhar esse processo. E se sua escolha for pelo jejum intermitente, também é preciso tomar os cuidados necessários e esclarecer as dúvidas sobre o método.
O médico especialista em saúde e performance, Victor Lamônica, concedeu entrevista ao site Sport Life Brasil sobre o assunto e esclareceu algumas das dúvidas mais comuns.“Toda a ideia do jejum intermitente é permitir que os níveis de insulina caiam o suficiente e por tempo suficiente para que queimemos nossa gordura”, comenta.
O profissional explicou que todos os alimentos que comemos é decomposto por enzimas em nosso intestino e, consequentemente, tornam-se moléculas em nossa corrente sanguínea. Ele destaca ainda que os carboidratos, principalmente açúcares e grãos refinados como farinhas brancas e arroz, são rapidamente decompostos em açúcar, que nossas células utilizam como energia.
Portanto, se as nossas células não usarem tudo, nós armazenamos em nossas células adiposas como gordura. A diferença é que o açúcar só pode entrar em nossas células com insulina, hormônio produzido pelo pâncreas. A insulina transporta o açúcar para as células de gordura e o mantém por lá.
Para o médico, se feito de forma correta, o jejum intermitente pode ser um aliado para o alce dos seus objetivos. “Existem algumas boas evidências científicas sugerindo que esse tipo de jejum, quando combinado com uma dieta e estilo de vida saudável, pode ser uma abordagem particularmente eficaz para a perda de peso e especialmente para pessoas com risco de diabetes. É importante consultar com o seu médico para realizar essa técnica com acompanhamento e segurança”, encerra Victor Lamônica.
Como fazer jejum intermitente corretamente:
I) Evite açúcares e grãos refinados. Mas, em vez disso, coma frutas, vegetais, feijões, lentilhas, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis.
II) Deixe seu corpo queimar gordura entre as refeições. Ou seja, faça menos lanches. Seja ativo durante todo o dia. Construa o tônus muscular.
III) Considere uma forma simples de jejum intermitente. Limite as horas do dia em que você come para obter o melhor efeito. Faça-o no início do dia (entre 7h e 15h, ou mesmo das 10h às 18h, mas definitivamente não à noite antes de dormir).
IV) Evite um lanche ou comer à noite com muita frequência.