Xand Avião, um dos grandes nomes do forró brasileiro, falou pela primeira vez sobre seu diagnóstico de psoríase em 2023. A psoríase é uma doença crônica que afeta a pele e é relativamente comum entre os brasileiros. Seus sintomas podem ser marcantes, o que, muitas vezes, gera estigmas nos pacientes.
Em entrevista à CARAS Brasil, a dermatologista Luciana Maluf esclareceu que a condição de Xand Avião apresenta sinais visíveis, especialmente na pele, o que chama a atenção. A médica também destacou a importância de esclarecer que a psoríase não é uma doença contagiosa.
"Uma coisa muito importante que não é muito comentado, é que essas placas acabam estigmatizando as pessoas por acharem que a psoríase é contagiosa, porém, não é", afirma a médica, que cita os principais sintomas da condição.
"Os sintomas que chamam mais a nossa atenção é a alteração da pele, como se fossem placas ásperas, espessas, descamativas, podendo ter um fundo vermelho ou não, trazendo muito ressecamento, muita coceira e pode atingir todo corpo, que no geral, são simétricas e pode ou não piorar."
Na ocasião, Xand revelou que sentia vergonha das lesões e, por um tempo, preferiu não receber ninguém em sua casa. O cantor também compartilhou que passou a usar boné para disfarçar a vermelhidão no couro cabeludo, até que tomou a decisão de buscar tratamento.
SAIBA AS POSSÍVEIS COMPLICAÇÕES DA PSORÍASE
A profissional alerta ainda que existem complicações mais comuns entre pessoas que, como Xand Avião, têm psoríase. "As mais comuns são devidas a essa quebra de proteção da barreira cutânea, proporcionando maior ressecamento, lesões mais ásperas, limitando o movimento e proporcionando uma maior incidência de infecções."
Ela afirma que também se deve prestar atenção na saúde mental de quem também recebeu o diagnóstico. "A maior complicação que devemos estar atentos é a psicológica, que pode mexer com a autoestima e alterar a vida dessas pessoas de forma sociocultural negativamente."