O colesterol alto é um problema mais comum entre os brasileiros do que se imagina. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 40% dos adultos no país enfrentam esse problema atualmente. Isso é alarmante, se levarmos em consideração que o colesterol elevado figura entre as principais causas de doenças cardiovasculares.
Como evitar? Uma das maneiras mais eficazes de prevenir essa condição é adotar uma dieta equilibrada e saudável, priorizando alimentos como frutas, verduras e cereais integrais, que são ricos em fibras. Além disso, reduzir o consumo de queijos amarelos e carnes vermelhas em favor de outras fontes de proteína, como peixes e carnes brancas, é uma medida importante.
Quais os piores alimentos? O site Medical Daily identificou, com a ajuda da cardiologista Elizabeth Klodas, fundadora da Preventive Cardiology Consultants, os quatro alimentos mais prejudiciais para quem tem colesterol alto. São eles: carne processada, carne vermelha, frituras e doces.
Carnes processadas
Não é segredo que as carnes processadas são prejudiciais para a saúde e devem ser evitadas. Este é o primeiro grupo de alimentos mencionado por Klodas como prejudicial para o colesterol. A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que esses alimentos são ricos em sódio, gorduras saturadas e substâncias cancerígenas. Elizabeth afirma que a melhor maneira de evitar seus efeitos nocivos é deixar de consumi-los.
Carne vermelha
Outro alimento que deve ser evitado é a carne vermelha, como hambúrgueres, costelas, bifes e costeletas de porco, devido aos seus níveis elevados de gordura saturada, o que contribui para aumentar os níveis de colesterol. Para quem não consegue evitar, o conselho é limitar o consumo a apenas uma vez por semana. É preferível optar por proteínas magras, como peixes.
Frituras
Não é novidade que as frituras são prejudiciais à saúde, sendo altamente calóricas devido à absorção das gorduras saturadas utilizadas no processo de preparação desses alimentos. Isso contribui significativamente para o aumento do colesterol ruim. A melhor opção é dar preferência aos alimentos assados, como batatas, couve ou brócolis.
Doces
Os doces geralmente são alimentos com alto teor calórico e baixo valor nutricional. São ricos em açúcar e gorduras saturadas, o que resulta em níveis elevados de colesterol no organismo. Uma alternativa aos doces são as frutas, porém muitas pessoas não ficam satisfeitas com essa substituição. Nesse caso, a melhor abordagem é preparar seus próprios doces, permitindo controlar a quantidade de gordura e açúcar utilizada.