Uma mulher de 35 anos ganhou o noticiário internacional após exagerar na dosagem de água diária e morrer intoxicada. O caso foi registrado em Indiana, nos Estados Unidos, no início de julho. A mulher estava em casa acompanhada do marido e de suas duas filhas quando começou a passar mal.
Ashley Summers disse à família que sentia que não conseguia beber água suficiente para se sentir saciada. Momentos depois ela desmaiou e foi levada ao hospital, ela teve um inchaço cerebral e morreu por intoxicação. “Alguém disse que ela bebeu quatro garrafas de água em 20 minutos”, disse o irmão da vítima Devon Miller à WRTV.
O que é intoxicação por água?
A água é um componente vital para a saúde do corpo humano. Sem ela, não é possível sobreviver, já que o corpo se desidrata, o volume de sangue fica menor do que o normal e todas as funções vitais passam a não funcionar da forma correta. Recomenda-se que sejam ingeridos de dois a três litros de água diariamente. Mas será que esse líquido tão necessário para uma vida saudável também pode trazer malefícios?
Quando consumida em excesso, a água pode gerar um quadro de hiponatremia, condição que também pode relacionar-se com suor excessivo, queimaduras graves, desidratação prolongada, certos problemas do fígado e dos rins, outras doenças e condições médicas.
No caso de hiponatremia (baixa concentração de sódio) causada pela intoxicação por água, o indivíduo ingere quantidades tão altas da bebida que o sódio e outros eletrólitos ficam diluídos a ponto de comprometer suas funções, podendo ocorrer até alteração na pressão arterial e contração muscular. Quando detectada precocemente, a intoxicação por água pode ser controlada, mas, quando não tratada, pode levar ao coma e até à morte, como o caso de Ashley Summers.
Quais os sintomas?
Os sintomas deste tipo de intoxicação incluem dores de cabeça, fadiga, náusea, vômito, desorientação mental e até parada cardíaca. A hiponatremia ocorre quando os rins, que controlam a quantidade de água, sais e outras substâncias em nosso organismo, não consegue liberá-las e “encharcam” o sangue. A água é atraída por regiões onde a concentração de sais é maior e entra nas células.
Dose certa
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a quantidade ideal para o consumo diário de água é de 2,5 litros para um homem de 70kg e 2,2 litros para uma mulher de 58kg. Segundo o nefrologista Virgílio Gonçalves Pereira Jr., do Hospital Israelita Albert Einstein, “basta respeitar sua sede e saciá-la”. Observar a cor de sua urina também é um ótimo indício do consumo corretou ou não de água. “Se estiver amarelo forte ou alaranjada, deve estar concentrada. Portanto falta água". O rim saudável é capaz de filtrar entre 800 ml e um litro de água em uma hora. Quantidades superiores a três ou quatro litros por hora podem aumentar o risco de hiponatremia.