Uma mulher indiana de 32 anos, aparentemente saudável e não fumante, foi diagnosticada com câncer no pulmão após apresentar perda de visão no olho direito e sensibilidade à luz no olho esquerdo. A mulher, não identificada, procurou por ajuda médica após 20 dias do início dos sintomas e sua condição virou caso de estudo na realização dos exames.
Caso- O estudo de caso foi publicado na edição de julho da revista Radiology Case Reports (Relatos de casos de Radiologia). Após os exames, foi encontrada uma grande lesão abaixo da retina do olho direito e uma lesão semelhante e menor, no olho esquerdo. A paciente passou também por um raio-x do tórax que mostrou um nódulo na zona inferior do pulmão direito, que os médicos suspeitaram ser cancerígeno.
Exames- Após realizar outros exames, foram encontrados tumores em diversos órgãos de seu corpo e ela foi diagnosticada com carcinoma de pulmão com metástase de coroide (membrana que envolve o olho) em ambos os olhos. Conforme o estudo, esse tipo de câncer se desenvolve nos olhos em cerca de 0,1% a 7% dos casos de câncer de pulmão metastático.
“Este caso enfatiza ainda mais a necessidade de avaliação imediata e prioritária de pacientes com carcinoma de pulmão sempre que forem observadas lesões intraoculares duvidosas”, escreveu o especialista no estudo do caso, o Dr.Alok Pratap Singh, do Instituto de Pós-Graduação de Ciências Médicas Sanjay Gandhi.
Câncer de pulmão- O especialista também ressaltou que apesar do envolvimento maligno generalizado, a paciente estava completamente assintomática e ativa, exceto pelos distúrbios visuais. O câncer de pulmão não apresenta sintomas específicos ou característicos. Por isso, atitudes para não se expor ao fator de risco é evitar o consumo de tabaco, seja na forma de cigarro, cachimbo, charuto, narguilé ou cigarro eletrônico e ter bons hábitos alimentares no dia a dia.
Metástase de Coroide- A metástase ocular ocorre quando o câncer se dissemina pela corrente sanguínea, atingindo os olhos, especialmente a região conhecida como coroide. Esse processo pode comprometer a visão e, em alguns casos, ser o primeiro sinal do câncer. A metástase ocular emerge como a neoplasia maligna intraocular mais comum, sendo a coroide o local mais afetado em impressionantes 88% dos casos, seguida pela íris (9%) e corpo ciliar (2%). Embora pacientes com câncer sistêmico avançado possam não apresentar sintomas oculares evidentes, a metástase ocular é comum e muitas vezes não recebe a devida atenção.