Musculação pode te ajudar a emagrecer mais que cardio, segundo estudo

Segundo novo estudo, a prática da musculação pode ser a melhor opção para queimar gordura e controlar o açúcar no sangue

Estudo foi publicado na edição de outubro do jornal científico Diabetologia e contou com 186 indivíduos com diabetes tipo 2 | Reprodução: Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Você vive se matando na esteira e bicicleta em busca de queimar gordura? Todo esforço pode estar sendo inútil, apontou um novo estudo da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. De acordo com a pesquisa publicada na edição de outubro do jornal científico Diabetologia, a prática da musculação pode ser a melhor opção para queimar gordura e controlar o açúcar no sangue. 

A pesquisa contou com 186 indivíduos com diabetes tipo 2. Eles tiveram seus indicadores de saúde acompanhados ao longo de nove meses para avaliar os efeitos dos exercícios físicos no funcionamento do corpo. O foco da análise em pessoas com essa condição parte do princípio que, além de aumentar a circulação no corpo, a doença facilita o acúmulo de gordura.

Esses indivíduos divididos em três grupos: alguns faziam apenas treinos de musculação, outros exclusivamente cardio e um terceiro grupo mantinha uma rotina que combinava cardio e musculação. Nos treinos de musculação, os participantes eram incentivados a malhar pernas e braços três vezes por semana, enquanto os de cardio deviam usar a esteira ou a bicicleta ergométrica em igual periodicidade.

Apenas os voluntários que fizeram exclusivamente treinos de força tiveram um aumento de massa magra no corpo; eles também apresentaram melhores índices de controle do açúcar no corpo. Além de não ganhar massa magra, os que fizeram exclusivamente treinos de cardio não conseguiram manter os níveis de açúcar do sangue sob controle por muito tempo.

Então, não compensa fazer cardio?

Não necessariamente. Autores do estudo destacam que fazer cardio não é ruim, inclusive nas medições dos primeiros meses tinham resultados equivalentes aos da musculação, mas, ao seguir com a prática, os treinos de força foram os que conseguiram melhores resultados para diminuir a quantidade de gordura do corpo.

Embora a musculação não queime tantas calorias como um treino de cardio, ela cria massa magra, cuja exigência energética é maior para ser mantida. Ainda assim, para os médicos de Stanford, fazer cardio compensa especialmente nas primeiras fases em que há emagrecimento mais acentuado.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES