Quem resiste a um pão quentinho? Essa é uma tarefa difícil. E não é à toa que ele é um alimento comum na dieta de muita gente, pois é saboroso e pode ser encontrado em qualquer padaria. No entanto, nem todos são saudáveis e é preciso saber escolher, pois alguns tipos podem levar a um aumento do risco de inflamação e contribuir para o ganho de peso. A nutricionista Lisa Richards, em entrevista ao site SheFinds, revelou quais pães você deve evitar ao máximo.
Segundo a profissional, o pão branco é a pior opção entre os pães. Ela explica que ele é altamente inflamatório, podendo causar danos ao intestino e inflamações. Além disso, ele pode alimentar bactérias nocivas. Como alternativas mais saudáveis, a nutricionista cita o pão integral, pão de centeio, pão de aveia.
Os pães doces também não são uma boa opção, segundo Richards. Eles possuem um alto teor de açúcar, o que contribui para aumentar a resistência à insulina, o que contribui para o desenvolvimento de diabetes e doenças cardíacas. Ela aconselha que esse alimento seja substituído por pão integral com frutas frescas, pasta de amendoim natural ou mel.
Pães com muitos aditivos
No caso desses pães, é necessário estar atento aos ingredientes. A nutricionista aconselha que sejam evitados aqueles que contenham corantes artificiais, conservantes, xarope de milho rico em frutose e outros ingredientes artificiais. Para isso, é necessário que se fique atento aos rótulos e que se escolha aqueles com ingredientes simples e naturais.
Pães sem glúten
É necessário tomar cuidado com os pães ricos em amido e açúcares adicionados, pois eles podem ter alto índice glicêmico, o que faz aumentar a glicose no sangue. O mais indicado, segundo a nutricionista, é optar por pães sem glúten fabricados com ingredientes integrais, como farinha de amêndoa ou farinha de coco.
Pães com baixo teor de fibras
a nutricionista explica que fibras são essenciais para o bom funcionamento do organismo, pois elas regulam o sistema digestivo, promove saciedade e ajudam no controle do peso. Ela aconselha que, ao comprar pães, a pessoa escolha sempre aqueles com alto teor de fibras, como as opções integrais, o pão de centeio ou de aveia.