Na última segunda-feira (27), a Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido confirmou que uma pessoa testou positivo para Influenza A H1N2v, mais conhecida como gripe suína. Esse é o primeiro caso confirmado de uma nova cepa da doença. A infecção foi detectada em um teste de triagem de gripe de rotina em um consultório médico em North Yorkshire.
“Estamos trabalhando rapidamente para rastrear contatos próximos e reduzir qualquer potencial disseminação. De acordo com os protocolos estabelecidos, as investigações estão em andamento para saber como o indivíduo adquiriu a infecção e avaliar se há mais casos associados”, disse Meera Chand, diretora de incidentes da Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido.
Os surtos de gripe suína, uma doença respiratória causada por vírus da gripe tipo A, ocorrem com frequência em porcos. Os humanos, no entanto, também podem ser infectados. Não se sabe se a pessoa infectada teve contato com porcos, por isso as investigações estão analisando a origem da infecção e o risco para outros seres humanos.
Esses vírus que normalmente circulam por populações de animais – como aves, cavalos ou porcos – e que infectam apenas esporadicamente humanos são conhecidos como vírus variantes da gripe. Isso é representado por um v minúsculo no final do descritor da proteína hemaglutinina (H) e neuraminidase (N) do subtipo. Por isso, H1N2v.
Nos últimos 20 anos, houve apenas 50 casos de infecção humana pelo vírus da gripe suína H1N2v em todo o mundo. Por ser uma cepa muito nova, as informações sobre os sintomas são limitadas. O que se sabe até o momento é que o subtipo H1N1, provoca sintomas, como tosse, dor de garganta, dores no corpo, dor de cabeça, calafrio e muito cansaço.
Ainda não se sabe se este H1N2v apresenta sintomas semelhantes, mas o que se sabe é que o paciente apresentou sintomas respiratórios. A Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido (UKHSA) listou os sintomas de infecções respiratórias a serem observados:
- tosse contínua
- alta temperatura, febre ou calafrios
- perda ou alteração do paladar ou olfato
- falta de ar
- cansaço inexplicável, falta de energia
- dores musculares ou dores que não são causadas pelo exercício
- falta de apetite
- dor de cabeça incomum ou mais duradoura que o normal
- dor de garganta
- nariz entupido ou escorrendo
- diarreia