Se você faz musculação buscando hipertrofia, os treinos são fundamentais, mas não é só isso que vai conferir o aumento da massa muscular que você tanto busca. Existem outros fatores que também influenciam diretamente no alcance desse objetivo. A médica nutróloga Marcella Garcez traz quatro segredos que são fundamentais para isso.
O primeiro deles é o consumo de proteínas, elas são fundamentais para o ganho de massa magra. "Isso é necessário, uma vez que os aminoácidos proporcionam o crescimento e a reparação de tecidos, e isso inclui a massa muscular. Esses nutrientes também atuam no metabolismo celular e na contração dos músculos", diz a médica em entrevista ao Terra.
A forma como você faz seus treinos também é fundamental para a hipertrofia. "No caso das flexões de braço e agachamentos, pode ser variado o estímulo, utilizando técnicas de 'tempo' e isometria, mantendo o músculo acionado por mais tempo. Após o término do exercício, também há a necessidade da ingestão de carboidratos para a reposição de glicogênio muscular e hepático", afirma Marcella.
Uma boa noite de sono proporciona benefícios ao corpo e à saúde como uma todo e também interfere nos seus resultados nos treinos. "Dormir oito horas por dia é indispensável. Além de ajudar a manter a massa magra e regenerar as fibras musculares, o nosso organismo precisa desse descanso reparador para melhorar a resposta imune", pontua a médica.
E por último, a quarta dica da médica é a suplementação, que vai ajudar a suprir algumas carências na sua alimentação. "O mais importante de tudo é saber que a suplementação não substitui a alimentação, ela serve justamente para complementar uma dieta. Ou seja, são preparações indicadas para complementar e adequar a dieta a uma nutrição que talvez esteja com uma carência de algum nutriente. Sendo assim, tem como principais funções: melhorar a performance de treino, aumentar a massa muscular, diminuir o percentual de gordura e diminuir a fadiga", justifica.
Além disso, como dica extra, é importante saber da importância de se buscar profissionais qualificados para fazer o acompanhamento de todo este processo, tanto para cuidar da alimentação e suplementação, como para acompanhar os treinos na academia. Estas são dicas valiosas, mas que necessitam do acompanhamento de um profissional para que nada saia errado.