O primeiro sinal de Alzheimer pode surgir antes dos 45 anos

A idade é um dos principais fatores de risco para o Alzheimer, sendo que os sintomas típicos geralmente se manifestam após os 65 anos

Idoso | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A idade é um dos principais fatores de risco para o Alzheimer, sendo que os sintomas típicos geralmente se manifestam após os 65 anos. No entanto, pessoas com histórico familiar da doença podem começar a apresentar sinais muito mais cedo. Pesquisas recentes sugerem que dificuldades de locomoção, como perda de orientação ao caminhar, podem ser indicadores precoces da doença, surgindo por volta dos 40 anos.

Pesquisadores da University College London, no Reino Unido, identificaram que a perda de orientação durante a caminhada, combinada com dificuldades de percepção espacial, pode ser o primeiro sinal de Alzheimer em pessoas predispostas à doença.

Esses problemas de locomoção podem surgir muitos anos, ou até décadas, antes de outros sintomas mais comuns, possibilitando um diagnóstico precoce. Testes que avaliam habilidades de orientação, utilizando capacetes de realidade virtual, demonstraram que indivíduos com maior risco de demência obtiveram os piores resultados.

Como diagnosticar Alzheimer precocemente?

A detecção precoce de sinais específicos de Alzheimer é crucial para um diagnóstico mais preciso e oportuno. Como não existe cura para essa forma de demência, identificar o problema precocemente possibilita intervenções médicas mais eficazes.

Recentemente, medicamentos como lecanemab e donanemab têm demonstrado potencial na eliminação de aglomerados tóxicos de amiloide no cérebro, especialmente durante os estágios iniciais da doença. Essas "placas senis" são uma das principais características patológicas associadas ao Alzheimer.

Embora os medicamentos apresentem promessas, são necessários mais dados para avaliar completamente seus benefícios e efeitos colaterais, incluindo a possibilidade de redução do volume cerebral.

Quais outros sinais devem ser observados?

Problemas de memória que afetam atividades diárias;

Dificuldades em realizar tarefas habituais;

Problemas de comunicação;

Desorientação no tempo e no espaço;

Diminuição da capacidade de julgamento e crítica;

Mudanças de humor e comportamento;

Alterações na personalidade;

Perda de iniciativa.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES