Tem coisa mais gostosa que pão? Fresquinho com margarina, azeite, ovo Qualquer coisa com pão é bom. Até pão sem nada é bom. Mas será que faz mal comer pão todo dia?
Veja o que acontece ao corpo se você comer pão todos os dias, pois provavelmente você come, pelo menos no café da manhã.
Engorda
Essa é o “problema” número 1 do pão, embora muita gente queira engordar.
Mas é preciso engordar com saúde e os carboidratos simples (contidos no arroz e no pão brancos) são gostosos mas não saciam, o que faz com que a gente coma mais e se alimente menos.
Sabendo disso, coma pão mas com moderação. Pense que pães brancos, fofinhos, deliciosos, industrializados feito bisnaguinhas, são apenas calorias vazias.
Mas mesmo estes não engordam a priori. O que engorda é a diferença entre calorias adquiridas e consumidas.
De fato, pães podem ser uma ótima pedida para pessoas ativas, pois dão energia.
Aumenta o açúcar no sangue
Quem tem problema de glicemia alta deve evitar consumir pães, principalmente os de farinha refinada (pães brancos), pois eles ajudam a aumentar o nível de açúcar no sangue. Isso porque, são considerados alimentos de alto índice glicêmico.
A alta quantidade de carboidratos simples contidos no pão branco, cai rapidamente na corrente sanguínea causando os picos de glicemia que são fatores de risco para diabetes, doenças cardiovasculares e ganho de peso.
Abaixa a defesa imunitária
Você sabia que o intestino é um dos responsáveis pela nossa defesa imunitária? Isso porque é nele que se formam as bactérias boas que nos defendem das doenças. Intestino tem a ver com humor, demência, Alzheimer, autismo e outras doenças
Pães brancos são pobres em fibras, não contribuem para a formação da colônia de bactérias boas no intestino, e causa desequilíbrios associados à síndrome do intestino irritável e à tendência de desenvolver inflamação intestinal.
É por isso que é preferível escolher sempre pães integrais. Sempre que possível. O pão integral, graças aos seus carboidratos complexos, saciam e alimentam de verdade.