O colesterol é uma gordura fundamental para o funcionamento do organismo mas que na grande parte das vezes acaba sendo vista como prejudicial e um risco para a saúde cardiovascular. Quando o seu valor no sangue se encontra elevado (superior ao valor considerado normal - <190mg/dl), ele pode causar complicações e impactar seu corpo de diversas maneiras.
Como diferenciar o colesterol bom e o ruim?
Em nosso organismo, especificamente dentro da nossa corrente sanguínea, existem dois tipos de colesterol: o HDL, conhecido como ‘bom colesterol’, que tem como tarefa a retirada do excesso de colesterol ruim, chamado de LDL, do organismo. Portanto, ter um alto nível de HDL no sangue é algo benéfico, o perigo reside no LDL quando está em excesso.
Quais os riscos de colesterol em excesso?
Toda vez que os níveis de colesterol LDL - ou seja, o colesterol ruim -, ultrapassar do limite adequado, essa gordura começa a se depositar nas paredes das artérias, formando placas de gordura. Esse acúmulo é chamado de aterosclerose, um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).
O colesterol afeta a saúde dos olhos?
O aumento dos níveis de colesterol pode causar diversos danos para a visão e um deles diz respeito ao fato de a doença estar associada a outras complicações de saúde, como diabetes e hipertensão. Ambas as doenças afetam a visão e podem causar bloqueio dos vasos sanguíneos da retina, lesões da retina ocular e em casos mais graves, a perda severa da visão.
Além dessas condições, a doença pode ocasionar a sínquises cintilantes, em que o paciente enxerga diversos pontos passando à frente da visão. O colesterol alto pode manifestar-se na área das pálpebras por substâncias amareladas em nódulos, chamadas de Xantelasmas. Ela se manifesta na superfície da pele ou ao redor dos olhos com depósitos de gordura e podem precisar de remoção por meio de cirurgia.
É possível identificar o colesterol alto?
Considerado uma condição silenciosa, o colesterol alto não apresenta sintomas óbvios. No entanto, existem alguns sinais que podem indicar o problema como: dor ou desconforto no peito, falta de ar, fadiga após esforço físico, dores nas pernas ao caminhar, inchaço nos pés e queda de pelos na perna.
Como controlar o colesterol alto?
Para controlar o colesterol ruim é fundamental adotar uma alimentação saudável, baseada em alimentos in natura ou minimamente processados. Além disso, é recomendado o aumento do consumo de fibras solúveis, que absorvem o excesso de colesterol no intestino e o eliminam do corpo. A prática de exercícios físicos também é um aliado importante no controle do LDL.
Duas receitas de sucos também podem contribuir com a diminuição do colesterol: Laranja com berinjela e Suco de melancia. Ambas são ricas em antioxidantes e fibras, que auxiliam na eliminação do LDL e protegem nossas artérias.