O vegetal cru que pode ajudar a reduzir o risco de câncer

Existem alimentos específicos que oferecem uma ampla gama de benefícios para a saúde

A cebola é um alimento rico em benefícios para a saúde | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Existem alimentos específicos que oferecem uma ampla gama de benefícios para a saúde e podem até mesmo reduzir o risco de câncer. Um exemplo disso é um vegetal frequentemente utilizado na culinária: a cebola. Uma revisão de 26 estudos indicou que o consumo regular de alho e cebola reduziu as chances de câncer de estômago em 22%.

Pesquisas. Além disso, pesquisas envolvendo mais de 13 mil participantes demonstraram que aqueles que consumiam uma quantidade maior de cebola em suas dietas apresentavam um risco 15% menor de desenvolver câncer colorretal. Estudos em laboratório também mostraram que certas substâncias encontradas na cebola podem retardar a disseminação do câncer de pulmão e ovário.

São necessários mais estudos. Apesar desses resultados, é necessário realizar mais pesquisas para confirmar esses benefícios. Acredita-se que os antioxidantes presentes na cebola possam desacelerar o crescimento de tumores, enquanto o enxofre presente nelas pode proteger as células contra mutações.

O que explica o pode anticâncer da cebola? Ela é rica em um flavonoide presente em plantas chamado quercetina, associado a um menor risco de câncer e doenças cardíacas em estudos. Pesquisas indicam que os antioxidantes da quercetina podem neutralizar radicais livres, substâncias químicas nocivas que podem danificar membranas celulares, interferir no DNA e provocar morte celular.

Outros benefícios. Além disso, a quercetina pode ajudar a reduzir o inchaço, combater células cancerígenas, regular o açúcar no sangue e prevenir doenças cardíacas. Um estudo publicado na revista Frontiers in Immunology em 2023 descobriu que a quercetina pode oferecer proteção contra o câncer de pulmão, de sangue e de próstata.

Benefício também para o coração

Um estudo publicado na revista Frontiers in Cardiovascular Medicine detalhou os benefícios da quercetina para a saúde cardiovascular. De acordo com os autores, a quercetina atua como antioxidante, promove a antiagregação plaquetária, reduz a fibrose miocárdica, melhora a remodelação ventricular e a função cardíaca. Além disso, protege o endotélio vascular e pode regular a pressão arterial.

No entanto, os benefícios da cebola para a saúde variam dependendo do tipo e da forma de consumo. As cebolas vermelhas geralmente contêm mais quercetina do que as brancas. É importante notar que cozinhar as cebolas pode diminuir os níveis de quercetina, sendo preferível consumi-las cruas, por exemplo, em saladas.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES