Os 5 sintomas inicias do câncer de próstata que você não pode ignorar

Este tipo de câncer é bem comum entre o público masculino, sendo o segundo mais frequente em incidência

Homem com dor | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O câncer de próstata é um problema que acomete a glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, o canal que conecta a bexiga ao orifício externo do pênis. Este tipo de câncer é bem comum entre o público masculino, sendo o segundo mais frequente em incidência, logo após o câncer de pele. No entanto, muitos homens optam por não abordar esse tema, seja por medo ou por falta de informação.

Apesar disso, é preciso ficar atento aos primeiros sinais da doença, pois o diagnóstico precoce ajuda no tratamento e no processo de cura. Dentre os sintomas iniciais mais comuns, estão dificuldade de urinar; demora em começar e terminar de urinar; sangue na urina; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Fatores de risco

De acordo com informações do Ministério da Saúde, diversos fatores podem aumentar as chances de um homem desenvolver câncer de próstata. Um desses fatores é a idade, pois o risco tende a aumentar à medida que se envelhece. No Brasil, é relevante destacar que a maioria dos casos diagnosticados ocorre em homens com mais de 55 anos.

Além disso, o histórico familiar de câncer de próstata também desempenha um papel significativo. Homens cujo pai, avô ou irmão foram diagnosticados com a doença antes dos 60 anos apresentam um risco maior. Outro fator de risco é o sobrepeso e a obesidade, visto que estudos recentes sugerem uma relação entre um maior índice de massa corporal e o aumento da probabilidade de desenvolver câncer de próstata.

Como prevenir?

Estudos indicam que uma alimentação diversificada, contendo frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e sendo baixa em gorduras, especialmente as de origem animal, pode ajudar a diminuir não apenas o risco de câncer, mas também de outras doenças crônicas não transmissíveis.

Além disso, é recomendável adotar outros hábitos saudáveis, como a prática regular de atividade física, pelo menos 30 minutos por dia, manter um peso adequado em relação à altura, limitar o consumo de álcool e evitar o tabagismo. A implementação dessas medidas combinadas pode ter um impacto significativo na promoção da saúde e na redução do risco de diversas doenças.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES