Ozempic: o remédio contra diabetes e obesidade cada vez mais popular
- Quem pode usar para emagrecer?
Trata-se de uma injeção para perda de peso cuja popularidade cresce em várias partes do mundo e cujas doses até estão em falta em algumas farmácias.
- Quem pode usar para emagrecer?
O professor da UFMG lembra que todo remédio dedicado ao tratamento da obesidade é indicado para pessoas com IMC (Índice de Massa Corporal) acima de 30. Esse índice é calculado a partir de uma conta que divide o peso da pessoa pelo resultado de sua altura multiplicada pela altura.
"Ele pode ser usado também em pessoas com sobrepeso, ou seja, com IMC acima de 26, desde que haja a presença de comorbidades relacionadas ao excesso de peso, por exemplo, diabetes, dislipidemia, hipertensão arterial ou problemas ósteoarticulares", detalha Lamounier. O remédio precisa ser prescrito por um médico, que deve avaliar os benefícios e os riscos do tratamento. Além disso, o paciente deve aliar o medicamento a exercícios e dieta alimentar balanceada. A semaglutida não é indicada fora desses casos.
"Nem este medicamento, nem nenhum outro medicamento para obesidade deve ser usado por alguém que, por exemplo, tem um IMC de 25 e queria ter um IMC de 20, uma situação que é muito comum entre mulheres jovens. Uma coisa é o peso para a saúde. A outra coisa é a demanda estética social", diz Rodrigo Lamounier, endocrinologista professor da UFMG.
Este é o perfil dos vídeos que circulam nas redes sociais. Só no TikTok, vídeos sobre o Ozempic acumulam mais de 500 milhões de visualizações em todo o mundo. Na maioria, são mulheres que contam sua experiência ao usar o Ozempic para emagrecer rapidamente, muitas vezes sem acompanhamento médico e sem alteração nos hábitos de vida.