Você sente a necessidade de perder aquela gordurinha no abdômen ou a famosa “pochete”? Um estudo publicado na revista Plant Foods for Human Nutrition revelou um tipo de pão capaz de reduzir “significativamente” os níveis de gordura da barriga. O pão de trigo integral é o responsável por esse feito.
A pesquisa observou 50 participantes japoneses, que consumiram uma dieta de pão de trigo refinado ou pão de trigo integral por 12 semanas.Os pesquisadores coletaram amostras de sangue e realizaram tomografias computadorizadas a cada seis semanas para monitorar os participantes. No final do estudo, o grupo do pão de trigo integral viu seus níveis de gordura visceral reduzidos. No entanto, o mesmo não aconteceu com os participantes que consumiram o pão refinado. “Essas mudanças foram significativamente diferentes entre os grupos”, escreveram os responsáveis pelo estudo.
O que é gordura visceral?
A gordura visceral é a gordura que se acumula na cavidade abdominal, próximo a alguns órgãos vitais, e está associada com maior risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, principalmente infarto e aterosclerose. As causas dessa condição são diversas, incluindo uma dieta desequilibrada, sedentarismo, estresse e falta de sono adequado. Dessa forma, a melhor maneira de reduzi-la é através da introdução de hábitos saudáveis.
Riscos da gordura visceral
Grandes quantidades de gordura visceral podem trazer consequências sérias para a saúde, aumentando o risco de:
- Doenças cardiovasculares, como infarto e aterosclerose;
- Diabetes do tipo 2;
- Insuficiência hepática;
- Alterações gastrointestinais;
- Pressão alta.
Resistência à insulina
Além disso, a presença de grandes quantidades de gordura visceral podem também favorece o desenvolvimento de resistência à insulina, está relacionada com baixa qualidade do sono e altos níveis do hormônio cortisol, que pode ter como consequência aumento do peso e da circunferência abdominal.
Como medir gordura visceral?
A única maneira de medir a gordura visceral e obter os números adequados é através de exames de imagem, realizados por profissionais da saúde. No entanto, é possível ter uma ideia sobre a quantidade de gordura que seu corpo armazena com algumas técnicas. Elas são:
- Índice de massa corporal (IMC): ao medir sua gordura corporal a partir da altura e do peso, é possível ter ideia da visceral. Uma massa corporal de mais de 30, para homens e mulheres, pode indicar que você está acima do peso, portanto, com maior nível de gordura visceral;
- Medida da cintura: meça sua cintura usando uma fita, se ela passar de 80 cm (homens) ou 94cm (mulheres), você pode estar acima do peso;
- Relação cintura-quadril: meça o tamanho da sua cintura, depois do seu quadril. Divida a cintura pelo quadril, se o resultado for maior que o.85 (mulheres) ou 0.9 (homens), a gordura visceral está alta;
- Relação cintura-altura: divida sua altura pelo tamanho da cintura. Se o resultado der maior que 0.5, em homens e mulheres, é possível que você esteja acima do peso.