Um recente estudo publicado na revista Scientific Reports sugeriu que dores de cabeça crônicas ocorrem mais frequentemente em pessoas com baixos níveis dessa vitamina essencial para o corpo humano. A pesquisa finlandesa, apontou que essas dores têm duas vezes mais probabilidade de ocorrer nos meses de inverno, quando os níveis de vitamina D estão mais baixos no corpo.
A população do estudo consistiu em 2.601 homens do leste da Finlândia, com idades entre 42 e 60 anos. Eles foram acompanhados por cinco anos e precisavam relatar episódios de cefaléia. O diagnóstico de cefaléia foi baseado na resposta à pergunta do questionário: “Você teve dor de cabeça nos últimos 12 meses?” . As opções eram “nunca”, “menos de uma vez por mês”, “mensalmente”, “semanalmente” e “diariamente”. Aqueles com cefaleia semanal ou diária foram classificados como tendo cefaleia frequente.
Com isso, a proporção de indivíduos com dores de cabeça frequentes foi menor entre os homens cuja amostra de sangue foi colhida durante os meses de elevada exposição UVB, ou seja, entre Junho e Setembro do que entre os outros homens. Entre os 2.601 participantes, 250 (9,6%) relataram dor de cabeça frequente.
Após ajuste para idade, ano e mês da coleta de sangue, aqueles valores mais baixos de vitamina D tiveram chances 116% maiores de dor de cabeça frequente. Segundo os autores, o estudo – que foi um dos maiores que investigaram o assunto – apoia a visão de que a vitamina D pode ser benéfica na prevenção da dor de cabeça.
O que é Cefaléia?
Cefaléia é o termo médico utilizado para designar aquilo que conhecemos como “dor de cabeça”. Essa é uma condição bastante comum, capaz de atingir pacientes nas mais diferentes faixas etárias. A cefaléia pode se apresentar somente como uma simples dor de cabeça, sem a presença de nenhum sinal adicional, ou também surgir com sintomas como náuseas, sensibilidade à luz e aos cheiros, caracterizando uma enxaqueca. Além disso, pode surgir no conjunto de sintomas de outras doenças e condições médicas, servindo como um alerta de que algo não está funcionando direito no corpo e isso precisa ser verificado por um médico qualificado.
Quais são os sintomas da Cefaléia?
Além da dor de cabeça, que é o sintoma clássico de cefaleia, quando uma pessoa passa por ela, também pode sentir:
- sensibilidade à luz;
- sensibilidade aos sons;
- sensibilidade aos cheiros;
- irritabilidade;
- náuseas e vômitos;
- queda da pálpebra;
- sensação de latejamento; e
- dor que fica mais intensa ao movimentar o corpo.