Reservar um tempo durante o dia para se dedicar à prática de exercícios físicos pode ser uma tarefa desafiadora para muitas pessoas, especialmente para aquelas que vivem em grandes centros urbanos, onde a rotina agitada e o ritmo acelerado do dia a dia dificultam essa programação.
No entanto, uma nova pesquisa conduzida no Skidmore College, localizado em Nova York, nos Estados Unidos, revelou que o horário escolhido para a prática de atividades físicas pode ter impacto nos resultados alcançados durante o treinamento.
Melhor horário para mulheres
Além disso, o estudo apontou que o momento ideal para a realização de exercícios pode variar entre homens e mulheres, sugerindo que fatores biológicos podem influenciar os benefícios obtidos em diferentes períodos do dia.
“Mostramos pela primeira vez que, para as mulheres, o exercício durante a manhã reduz a gordura da barriga e a pressão arterial”, explicou Paul J Arciero, o pesquisador principal do estudo. “O exercício noturno nas mulheres aumenta a força, potência e resistência muscular da parte superior do corpo e melhora o humor geral e a saciedade nutricional”, declarou ele.
Melhor horário para homens
De acordo com Arciero, para os homens, realizar atividades físicas no período da noite pode ajudar a reduzir a pressão arterial, diminuir o risco de doenças cardíacas e aliviar a sensação de fadiga. Além disso, optar por treinar à noite, em vez de pela manhã, pode ser benéfico para diminuir a fadiga muscular e acelerar o processo de queima de gordura. Esses benefícios são observados em comparação com os efeitos do exercício realizado no início do dia.
Mulheres
As mulheres “interessadas em reduzir a gordura da barriga e a pressão arterial, ao mesmo tempo em que aumentam a força muscular das pernas, devem considerar se exercitar pela manhã”. As que desejam melhorar o estado geral de humor e a ingestão de alimentos devem treinar durante a noite.