Couro cabeludo coçando, mas nada resolve? Pode ser que você ainda não saiba o que tem! Essa coceira pode ser causada por fatores como ansiedade ou estresse, infecções fúngicas, dermatite seborreica, piolhos ou alergias, podendo ser acompanhada de outros sintomas como vermelhidão, sensibilidade, descamação ou irritação da pele, por exemplo.
Para o tratamento e investigação desses problemas, é ideal que você vá um dermatologista ou siga passos simples de higiene capilar me casa, como evitando lavar os cabelos com água muito quente, ou usando shampoos suaves que não agridam a pele do couro cabeludo. Em outros casos, pode ser necessário o uso de shampoos medicamentosos indicados pelo dermatologista para o tratamento da condição específica que está causando a coceira no couro cabeludo.
8 CAUSAS MAIS COMUNS
1. Ansiedade ou estresse: a ansiedade ou o estresse podem causar coceira no couro cabeludo que ocorre de forma ocasional ou constante, e ser leve ou intensa. Muitas vezes a coceira na cabeça pode estar acompanhada de sintomas como sensação de queimação na pele da cabeça e de outras partes do corpo como braços, pernas ou rosto.
Isto ocorre porque as áreas responsáveis pelos sentidos, movimentos e emoções do cérebro estão em constante comunicação com as terminações nervosas da pele e são ativadas pela ansiedade ou o estresse, levando à coceira no couro cabeludo ou na pele
2. Pele seca: a pele seca ocorre quando não ocorre produção suficiente de óleo pela pele, responsável por manter sua hidratação, e pode ocorrer devido a condições como eczema ou psoríase, ou até mesmo por alterações no clima, sendo mais comum de ocorrer no inverno, com o tempo frio e com pouca umidade, por exemplo. Essas condições podem causar irritação ou descamação na pele do couro cabeludo, ou do corpo todo, causando a coceira.
3. Dermatite seborreica: a dermatite seborreica, ou seborreia, consiste numa alteração da pele que causa coceira, descamação e aparecimento de manchas vermelhas na pele, sendo um problema muito comum na cabeça.
Esta doença não está totalmente elucidada, mas os estudos mostram que existe uma relação entre a produção aumentada de sebo no couro cabeludo e uma infecção causada por fungos, devido ao enfraquecimento do sistema imune ou a estresse e, em alguns casos, pode não ter cura, podendo surgir várias vezes ao longo da vida. No entanto, os sintomas podem ser controlados com o uso de alguns remédios ou shampoos indicados pelo dermatologista.
4. Micose do couro cabeludo: a micose do couro cabeludo, também conhecida por Tinea capitis, consiste numa infecção provocada por fungos, que pode provocar coceira intensa, presença de caspa e crostas amarelas na cabeça, além de queda de cabelo em algumas regiões. Além destes sintomas, algumas pessoas podem ainda apresentar ínguas doloridas no pescoço, devido à resposta do sistema imune para combater a infecção.
5. Pediculose: a pediculose é caracterizada por uma infestação por piolhos que causa coceira intensa e que surge geralmente em crianças em idade escolar, e passa facilmente de pessoa para pessoa através do contacto direto com o cabelo ou objetos como pentes, chapéus ou travesseiros.
6. Alergia no couro cabeludo: uma alergia no couro cabeludo pode ser provocada por produtos cosméticos, químicos ou até mesmo exposição ao sol ou uso de tintas para o cabelo, podendo provocar coceira intensa, vermelhidão, descamação ou sensibilidade nesta região.
Geralmente, o tratamento consiste na aplicação de produtos com corticoide na sua composição como hidrocortisona ou betametasona, na administração de remédios anti-histamínicos de ação sistêmica como a cetirizina, desloratadina ou ebastina
7. Dermatite herpetiforme: a dermatite herpetiforme é uma doença autoimune em que pode ser observada a presença de pequenas bolhas sozinhas ou agrupadas na cabeça, glúteos, cotovelos, joelhos e costas, e que podem coçar bastante.
8. Dermatite atópica: a dermatite atópica é uma inflamação da pele que leva ao aparecimento várias lesões na pele em forma de placas ou pequenos caroços vermelhas que podem causar coceira intensa na cabeça, dobras dos braços e joelhos.
Esta reação pode acontecer em qualquer momento, mas pode ser desencadeada por uma alergia alimentar, poeira, fungos, calor, suor ou como resposta ao estresse, ansiedade e irritabilidade.