Utilizado em várias receitas, principalmente em dietas, o abacate é uma fruta deliciosa e nutritiva, rica em gorduras saudáveis e vitaminas. Porém, o que fazer quando encontrar uma macha escura ao reparti-lo? É natural se questionar se continua próprio para consumo, afinal, ninguém quer consumir algo estragado.
O cientista alimentar, Darryl Holliday, explicou as manchas no abacate não são, na maioria das vezes, motivo para preocupação. Segundo ele, algumas delas indicam oxidação, processo natural que ocorre em diversas frutas e legumes, e não representam um risco à saúde, sendo apenas um problema estético.
" O abacate com essas marcas ainda é seguro para consumo, embora as partes manchadas possam ter um sabor ligeiramente alterado", disse o especialista durante uma entrevista ao HuffPost, um site de notícias dos Estados Unidos (EUA).
QUANDO NÃO CONSUMIR?
Mofo, odor desagradável, lesões escuras e profundas ou manchas com aparência líquida, são alguns dos sinais de que o abacate já está em decomposição. O consumo de alimentos com essas características pode aumentar o risco de contaminação por bactérias ou fungos.
COMO ESCOLHER O ABACATE CORRETAMENTE?
Uma das tarefas mais difíceis é acertar qual fruta está madura e em bom estado para comprar. Por isto, aqui está algumas dicas de como escolher o abacate certo e como preservá-lo corretamente em casa para garantir sua segurança alimentar.
- Casca firme, sem amassados ou machucados.
- Ter cuidado ao armazená-lo.
- Abacate cortado: manter a parte exposta em contato com suco de limão ou envolvida em filme plástico filme
- Abacates verdes: armazenados à temperatura ambiente para amadurecer.
- Abacates maduros: refrigerados.