Problema no fígado pode ser descoberto com sinais nos pés

Embora frequentemente consideremos os pés apenas como meios de locomoção, eles podem fornecer informações valiosas sobre nossa saúde

Mulher segurando um dos pés | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Embora frequentemente consideremos os pés apenas como meios de locomoção, eles podem fornecer informações valiosas sobre nossa saúde geral. Na verdade, os pés podem indicar o surgimento de diversas condições médicas, incluindo problemas relacionados ao fígado, que é um dos órgãos mais importantes do corpo humano.

O fígado desempenha funções cruciais, como o metabolismo de nutrientes, a desintoxicação de substâncias nocivas, a produção de proteínas, o armazenamento de vitaminas e minerais, além de produzir bile, um líquido essencial para a digestão das gorduras. Quando esse órgão vital enfrenta dificuldades, ele pode manifestar sinais de problemas de várias formas, incluindo através dos pés.

Quais são os sinais que aparecem nos pés?

Algumas das maneiras pelas quais problemas de saúde do fígado podem se manifestar nos pés incluem: formigamento ou desconforto; pele seca e rachaduras, especialmente nos calcanhares; e inchaço, conhecido como edema. 

O inchaço ocorre porque o fígado tem um papel fundamental na regulação dos níveis de albumina no sangue, uma proteína que ajuda a manter a água dentro dos vasos sanguíneos. Quando os níveis dessa proteína estão reduzidos, pode haver um vazamento de água para os tecidos. 

Esses sintomas não devem ser ignorados, pois podem indicar condições sérias, como cirrose, hepatite ou doenças hepáticas.

Outros sintomas de problemas no fígado incluem: enjoos ou tonturas frequentes; dor de cabeça recorrente; cansaço sem razão aparente; facilidade em ficar com manchas roxas; peles ou olhos amarelados; urina escura; perda de apetite; fezes amareladas, cinzentas ou esbranquiçadas; barriga inchada; coceira em todo o corpo.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES