Siga-nos no
O Ministério da Saúde ainda não atualizou as diretrizes de proteção contra covid que estão no seu site desde que foi detectada a variante ômicron. A última atualização do site foi realizada no dia 14 de outubro de 2021.
Como forma de prevenção contra o coronavírus em geral, o governo brasileiro recomenda "fortemente" o uso de máscaras pela população em geral.
O governo brasileiro diz:
- O uso de máscara facial, incluindo as de tecido, é fortemente recomendado para toda a população em ambientes coletivos, em especial no transporte público e em eventos e reuniões, como forma de proteção individual, reduzindo o risco potencial de exposição do vírus especialmente de indivíduos assintomáticos.
- As máscaras não devem ser usadas por crianças menores de 2 anos ou pessoas que tenham dificuldade para respirar, estejam inconscientes, incapacitadas ou que tenham dificuldade de remover a máscara sem ajuda.
- Recomenda-se lavar as mãos antes de colocar a máscara, colocando-a sobre o nariz e a boca, prendendo-a sob o queixo.
- A pessoa deve ajustar a máscara confortavelmente pelas laterais do rosto, e certificar-se que consegue respirar normalmente. As máscaras não devem ser colocadas em volta do pescoço ou na testa, e ao tocá-la, deve-se lavar as mãos com água e sabão ou álcool em gel 70% para desinfecção.
- Para pessoas sintomáticas recomenda-se o uso de máscaras cirúrgicas como controle da fonte.