Qual é mais saudável: açúcar ou adoçante? Descubra e se surpreenda - Diferenças

O açúcar e o ser humano têm uma longa história. Desde a antiga China, o açúcar veio deixando sua marca à medida em que as eras foram passando. - Diferenças

Slide 2 de 3

Diferenças

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Os adoçantes artificiais dão o sabor doce que o açúcar dá aos alimentos, mas sem as calorias. Existem duas grandes categorias de adoçantes artificiais, os álcoois de açúcar e os adoçantes de alta intensidade.

Os álcoois de açúcar são estruturalmente parecidos aos açúcares, mas são metabolizados com menos facilidade. Já os adoçantes de alta intensidade são compostos pequenos e, muitas vezes, mais doces que o açúcar. Dentre eles, estão a sacarina e o aspartame.

Por mais que os adoçantes artificiais deem o mínimo, ou nenhuma caloria, isso não quer dizer que eles sejam inertes. Eles interagem com a família T1R de receptores de sabor doce na boca e no intestino. Isso pode ter efeitos metabólicos.

Além disso, os adoçantes também podem interagir com as bactérias que constituem o microbioma intestinal, assim, diferentes adoçantes podem ter efeitos diferentes no corpo.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES