Sem dúvida, o sedentarismo pode deixar uma pessoa amarga e constantemente em um estado de "câmera lenta". O antídoto para combater essa condição é o exercício físico, pois existem várias modalidades que podem promover uma vida saudável. No entanto, surge a dúvida: qual é o melhor exercício para alguém sedentário?
Não há exercício físico ideal para sedentário. O importante é que a pessoa esteja em movimento, independentemente da modalidade escolhida. Mesmo que esteja desanimado ou com uma agenda lotada, é crucial investir nesse momento para o benefício da saúde. "Gosto de sugerir duas vezes na semana os treinos com auxílio de profissionais e uma vez geralmente nos finais de semana uma atividade física livre, como caminhada no parque", disse em entrevista para o Sport Life a personal trainer Cau Saad.
O que evitar? Outro aspecto importante é que um indivíduo sedentário deve evitar exercícios com alto grau de exigência, pois o corpo precisa de preparação. Isso reforça a importância de contar com acompanhamento profissional. "Escolha uma atividade que goste, que se adapte ao seu estilo de vida e não uma que você ache boa para você. Seja realista sobre seu nível atual de condicionamento físico atual", pontuou o diretor técnico da Bodytech Company, Eduardo Netto.
Com quanto tempo é possível sentir os resultados? Não há uma definição única, pois isso varia de pessoa para pessoa. Não se trata apenas de um único momento de treino, mas sim dos hábitos diários que acompanham o indivíduo em sua rotina. "De maneira geral, estimamos entre seis a oito semanas para as mudanças físicas aparentes. Força muscular pode apresentar resultados mais rápidos e antes de quatro semanas para os indivíduos sedentários", acrescentou Saad.
Qual tipo de exercício físico um sedentário deve evitar?
"Exercícios complexos de habilidade, como certas formas de dança, ginástica ou artes marciais podem ser desafiadoras para iniciantes e aumentar o risco de lesões se não houver supervisão adequada. HIIT (Treinamento de Alta Intensidade Intervalado) e esportes que envolvem contato físico direto ou potencial para impactos bruscos", detalhou Eduardo.
Qual é a dica "extra" para abandonar o sedentarismo?
"A contratação de um personal trainer pode ser uma boa estratégia. Afinal, além de receber um treino individualizado, o cliente cria um compromisso com o personal e esse é mais um motivo para não faltar ao treino", concluiu o coordenador do curso de pós-graduação em Musculação Avançada da Faculdade UNIGUAÇU, Rafael Soncin.