Qual o melhor horário e lugar? Saiba como emagrecer com a corrida

A corrida é uma atividade física democrática, barata, acessível e reúne pessoas de todas as idades e gêneros

A corrida é uma atividade física que agrada públicos variados | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Democrática, barata, acessível e reúne pessoas de todas as idades e gêneros. Assim é a corrida, umas das modalidades esportivas mais praticadas devido à facilidade que oferece, por poder ser feita em parques, rodovias, calçadões. No entanto, algumas pessoas ainda questionam o impacto dessa prática esportiva para a saúde e quais os seus benefícios.

“A corrida é uma atividade de longa duração, que ajusta principalmente os mecanismos de gasto energético. Então, ajuda a melhorar o metabolismo, a organela mitocôndria, que ativa a queima de gordura. A pessoa quando corre está adaptada e, também, as outras atividades, podem liberar as endorfinas, que ajudam principalmente no bem-estar, na sensação de prazer e saciedade, o que é dependente de você estar fazendo de maneira atividade recorrente”, afirmou o médico do esporte João Branco. 

A afirmação do médico está relacionada, de modo geral, ao impacto que o exercício físico tem no corpo. Além disso, é necessário deixar claro que essa atividade precisa ser balanceada, ou seja, não adianta uma pessoa correr de forma desenfreada, sem qualquer planejamento. É necessário que haja uma programação para que se tenha ganhos.

“A corrida precisa ser programada. O excesso que nós chamamos de over training pode causar muitos danos articulares. Temos que ver o reforço muscular, treino, articulações e, principalmente, o joelho, tênis e terreno”, completou o Dr. João. Por ouro lado, não existe nenhuma recomendação ou comprovação científica de qual seja o melhor horário para praticar a corrida. A pessoa pode encaixar essa prática no horário que for melhor para ele.

Qual o melhor terreno?

O médico também dá dicas sobre qual o melhor terreno para cada pessoa. “No caso, quem tem condicionamento físico mais adequado pode fazer na ladeira sem problema. O importante é manter-se por mais de 20 minutos e não exceder 60 minutos. Lembrando que em terreno inclinado sobrecarrega mais as articulações. Quem tem alteração articular e de coluna pode exigir mais da musculatura e ocasionar dores. Então, quem tem essas alterações precisa estar em um terreno estável”, pontuou o profissional. 

A corrida é uma prática que ajuda quem quer emagrecer, mas, para isso é necessário que também se priorize uma alimentação leve. “O que sustenta é você fazer um tipo de atividade, que você escolheu por tempo prolongado, e ajustar a dieta, isto é, o balanço calórico. Você fazer atividade, comer errado e muito não vai emagrecer. Na verdade, o que vai emagrecer é o que chamamos de balança calórica negativa. Você tem que gastar mais e consumir menos”, detalhou Branco ao Sport Life.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES