Entre os itens incluídos no Imposto Seletivo (IS), popularmente chamado de “imposto do pecado”, estão os refrigerantes. A medida, que segue para sanção presidencial, propõe a aplicação de um tributo aos produtos considerados prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.
Na terça-feira, 17, após decisão para a sua retirada do IS, as bebidas açucaradas retornaram à lista. Criada pela reforma tributária, a regulamentação pretende desestimular o uso desses produtos, que incluem cigarros, bebidas alcoólicas e até apostas.
De acordo com estudo divulgado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) em maio de 2021, “um aumento de 25% no preço desses produtos resultante de impostos mais altos levaria provavelmente a uma redução de 34% em seu consumo”.
Refrigerante com maior teor de açúcar:
Avaliando a recomendação para o limite de açúcar diário da Organização Mundial da Saúde (OMS), que não deve superar 10% das calorias, a revista Veja montou um ranking de doçura, baseando-se na lata padrão de 350ml.
Segundo o veículo de comunicação, considerou-se o ideal de apenas 5% das calorias provenientes de açúcar, o que corresponde a 25 g diários.
1. Guaraná Jesus: 42 g
2. Coca-Cola | Schweppes | Fanta Maracujá: 37 g
3. Sprite Original: 36 g
4. Fanta Laranja | Sprite Sabor Limão | Fanta Guaraná: 35 g
5. Dolly Guaraná: 34 g
6. Guaraná Antártica: 26 g
7. Itubaína: 25 g
8. Pepsi Cola: 24,15 g (fórmula padrão usou edulcorantes artificiais para redução de açúcar)
9. Guaraná Kuat: 23 g
10. Sukita Uva e Maçã: 21 g
11. Sukita Laranja: 17 g | Soda Limonada: 17 g
12. Fanta Uva: 19,95 g (fórmula padrão usou edulcorantes artificiais para redução de açúcar)