O refrigerante deve ser eliminado quando se considera uma vida saudável. O motivo? Ele não possui nenhum valor nutricional. Apesar de seu consumo ainda gerar diversas dúvidas, a nutricionista e Cintya Bassi rejeita o refrigerante zero como opção para emagrecer.
“Essa não é uma bebida que eu recomendaria, mesmo para quem quer emagrecer. Ela traz malefícios à saúde que vão além das calorias”, resumiu a profissional. Entre os prejuízos, Cintya destacou a diminuição na absorção de nutrientes e a alteração da microbiota intestinal, fatores que afetam o bem-estar geral e o equilíbrio do corpo.
Além disso, não há uma recomendação adequada para o consumo frequente de refrigerantes, nem mesmo para as versões zero. “O ideal é consumir a menor quantidade possível”, aconselhou Bassi.
Para quem prefere as alternativas mais refrescantes, a profissional sugeriu opções com baixo teor calórico. “Agua saborizada com frutas ou hortelã, água de coco, água com gás e limão ou sucos naturais de frutas como acerola, melancia ou maracujá.”
O perfil da dieta de emagrecimento
Cintya Bassi concluiu que uma dieta para emagrecimento precisa ser abrangente em vez de simplesmente cortar calorias. “A dieta deve ser completa em nutrientes e personalizada conforme as necessidades individuais. Aspectos como sexo, peso, estrutura óssea e objetivo de cada pessoa devem ser levados em consideração.”
“Refrigerante não combina com emagrecimento. Em uma lata, há muito mais açúcar do que o recomendado para consumo diário. Aposte em bebidas naturais e isso vale até para os sucos de caixinha”, sintetizou o nutricionista esportivo Henrique Spessotto.