O Carnaval é uma festa marcada por muita alegria, diversão e muitas festas e bloquinhos e tudo isso costuma ser regado a bebidas alcoólicas, levando muita gente a enfrentar os efeitos colaterais no dia seguinte, como a ressaca. Para lidar com isso, existem alguns remédios já conhecidos, mas esses produtos são realmente ajudam ou são apenas uma ilusão de alívio?
A enfermeira Amanda de Oliveira ressalta que os remédios para combater a ressaca podem ser encontrados em vários formatos, desde comprimidos efervescentes até bebidas isotônicas e suplementos vitamínicos. "Prometendo alívio rápido para os sintomas desconfortáveis da ressaca, esses produtos são muitas vezes a escolha inicial para aqueles que buscam recuperar-se rapidamente após uma noite intensa de festa."
Ela chama a atenção para a importância da hidratação nesse período para a reposição de nutrientes. "Muitos remédios de ressaca enfatizam a reposição de eletrólitos e vitaminas, o que pode ser benéfico para combater a desidratação e os efeitos da perda de nutrientes durante a ingestão de álcool," orienta a professora.
Efeito placebo
Já alguns remédios, segundo Amanda, podem funcionar mais como placebo do que soluções reais. "Existem ainda possíveis mitos relacionados a certos ingredientes, como cafeína, que podem mascarar temporariamente os sintomas sem tratar efetivamente as causas da ressaca, por exemplo", afirma.
Para ela, a melhor forma de prevenir a ressaca ou ter efeitos menos danosos é moderar no consumo de bebida alcoólica. “Os remédios de ressaca podem ocasionar efeitos colaterais e interações medicamentosas também, por isso, é relevante consultar profissionais de saúde antes de usar esses produtos para garantir a segurança, especialmente para aqueles que têm condições médicas pré-existentes ou estão em uso de outros medicamentos”.
Por fim, a profissional afirma que escolher alternativas naturais em detrimento de remédios de farmácia é mais benéfico para combater os efeitos da ressaca. “Ingestão de água, alimentos ricos em nutrientes e descanso adequado são ações básicas que podem auxiliar no alívio sem medicação”, finalizou.