Retenção de líquido: causas e dicas para reduzir o inchaço
- 3- Beba muita água
Colocar as pernas para cima ajuda muito, mas mudar alguns hábitos alimentares e praticar atividades físicas são medidas fundamentais: veja ainda uma série de exercícios para te ajudar
- 3- Beba muita água
Pode parecer clichê, mas tem gente que não consegue tomar nem um litro de água por dia. Aumentar a hidratação ajuda a reduzir o inchaço porque propicia que se dilua mais o sangue, o que facilita o trabalho dos rins, que consegue eliminar mais líquido.
- É importante lembrar que quando você sente sede, significa que já se encontra em estado de desidratação, em torno de 10% a 15%, o que pode acarretar em sensação de tontura e diminuição rápida da pressão arterial, com provável queda da própria altura (queda espontânea). Então, o ideal é não esperar para beber água quando você sentir sede, mas sim (beber) regularmente - sugere o médico nutrólogo Durval Ribas Filho.
Entre os truques para beber água é investir em aplicativos ou lembretes no celular e andar com uma garrafinha na bolsa. Mas a água também pode atrapalhar o processo, demonstrando que acompanhamento médico individualizado é sempre a melhor opção.
- Em pacientes com retenção severa de líquido não recomendamos a ingestão de água, pelo contrário, propomos medicações para que a pessoa urine mais. Se ela diminuir o consumo de sal, terá menos sede e beberá menos líquido - argumenta o médico nefrologista José Campos da Silva Junior.