Saiba como este exercício físico ajuda a viver mais anos e melhora a memória

O especialista enfatiza que esta prática não só beneficia o corpo, mas também o coração, uma vez que contribui para melhorar a elasticidade das artérias

Pessoas mais velhas saudáveis | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Natação. E sim, você leu corretamente. Segundo o médico e autor Michael Mosley, a prática da natação não só pode aumentar a longevidade, mas também aprimorar a memória e o tempo de reação, entre outros benefícios para a saúde.

No seu podcast, o médico enfatiza que a natação não só beneficia o corpo, mas também o coração, uma vez que contribui para melhorar a elasticidade das artérias, de uma maneira que outros exercícios terrestres não conseguem proporcionar.

Um estudo conduzido na Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, examinou cerca de 40 mil homens com idades entre 20 e 90 anos ao longo de uma década. Os resultados revelaram que os nadadores apresentavam uma taxa de mortalidade mais baixa.

EFEITOS POSITIVOS

Quando se trata dos efeitos positivos no cérebro, o médico se baseia em outra pesquisa que demonstrou que apenas sete dias de natação aprimoraram a memória em ratos. Estudos em seres humanos também apontaram resultados semelhantes, incluindo um aumento na função cerebral e uma melhoria no tempo de reação.

Mosley também destaca que a natação é um exercício extremamente completo, pois envolve a ativação de diversos grupos musculares diferentes e, o mais importante, a resistência da água proporciona um estímulo adicional ao treinamento.

COMO COMEÇAR A NADAR

Conte com um professor: não tente aprender a nadar sozinho. A segurança deve vir em primeiro lugar. Um professor vai ajudar você a conhecer as técnicas certas, evitar lesões e construir uma conexão com a água.

Faça aquecimento: pesar da natação ter baixo impacto, a água oferece resistência aos movimentos. Portanto, aquecer o corpo antes de entrar na piscina é muito importante para evitar lesões.

Comece do básico: antes de atravessar a piscina, você precisa aprender a boiar e respirar. Essas práticas oferecem mais segurança na água e agilidade durante as braçadas.

Treine os movimentos: para começar a nadar, você deve conhecer os movimentos que os membros fazem nesse exercício. Treine as pernas para cima e para baixo, batendo os pés na água e indo para trás e para os lados com os braços.

Tenha constância: aprender uma nova habilidade leva tempo. O importante é ter paciência e não desistir. Após treinar os movimentos, você pode dar as primeiras braçadas. Com a prática, vai conseguir atravessar piscinas rapidinho.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES