Saiba como o Transtorno de Borderline se manifesta
- Transtorno de personalidade borderline
Especialistas revelam de que maneira ela se manifesta e quais são os tratamentos para a “doença da falta de afeto”
- Transtorno de personalidade borderline
Um dos assuntos que têm sido muito falado durante a pandemia é a saúde mental, uma vez que os hábitos de vida foram mudados. O fato de ficar em casa para se proteger do Coronavírus contribuiu para o surgimento de transtornos psicológicos, que claro, de alguma maneira já existiam antes, mas estão mais presentes, nos últimos tempos.
Mudanças de humor repentina e instabilidade nas relações pode ser um problema mais sério do que parece, chamado de 'Síndrome de Borderline' ou 'transtorno de personalidade borderline'. Segundo o Instituto de Psiquiatria Paulista, geralmente essas características podem aparecer no fim da adolescência e acompanhar o indivíduo durante a fase adulta, prejudicando sua vida em vários aspectos, principalmente as relações afetivas e profissionais.
Pode ser muito difícil conviver com um indivíduo que tenha borderline no trabalho, por exemplo, pois ao mesmo tempo em que ele pode se empenhar muito na realização de algumas tarefas, pode criar intrigas ou situações desconfortáveis para toda a equipe.
Em relação aos relacionamentos afetivos, hora o parceiro do Borderline se sentirá nas nuvens, como o ser mais amado, hora poderá sentir-se acuado por brigas, chantagens e reações exageradas. Ou seja, a pessoa tende a ter um padrão de relacionamentos intensos e bastante instáveis, indo da idealização e amor à desvalorização e ódio facilmente.