A prática de relações sexuais pode trazer além dos benefícios ao casal, como o fortalecimento do vínculo entre eles, várias vantagens para a saúde física e mental de cada um. Já a falta de sexo, por outro lado, também acarreta algumas consequências, mas nesse caso não tão positivas. Em entrevista à CNN Brasil, a sexóloga e professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Carmita Abdo explica que a falta de sexo pode afetar o corpo e a mente.
A sexóloga afirma que ficar sem relações sexuais pode até mesmo causar sintomas de sofrimento psicológico. “Durante o sexo, nós temos a liberação de dopamina, endorfinas e ocitocinas, que são substâncias altamente prazerosas e dão uma sensação de bem-estar, de conforto e pertencimento. Quando alguém não está fazendo sexo, desejaria e não consegue por alguma razão, fica ressentido da falta dessas substâncias. Então, vai ficar mais irritadiço, inclusive com humor alterado podendo chegar à depressão ou à ansiedade”, afirma Carmita.
A falta é mais sentida por jovens
Quando existe o desejo pela prática sexual, mas há a ausência de sexo isso é sentido por pessoas de qualquer idade. No entanto, os jovens sentem mais, segundo os especialistas, por causa de fatores hormonais e comportamentais. “É natural se imaginar que o jovem necessita de sexo, ele está com os hormônios em plena ebulição e, claro, tudo isso leva à motivação sexual nessa fase da vida”, afirma Carmita.
Desejo sexual entre idosos
O professor e psicanalista Ronaldo Coelho diz que pessoas idosas também têm desejo sexual e a ausência de práticas sexuais nessa fase da vida também pode trazer impactos negativos. “É um mito que não haja desejo sexual entre pessoas idosas. Mesmo o sexo podendo ganhar outros sentidos e lugares, para muitos ele somente é inibido, para outros ele continua tendo um papel importante e essas pessoas, quando privadas de sexo, sentem do mesmo modo como os jovens”, afirmou, em entrevista à CNN Brasil.
Desconforto durante o sexo
Outra consequência da falta de relações sexuais para as mulheres, segundo explicam Sari Cooper, terapeuta sexual, e Lauren Streicher, para o site The Healthy, é o desconforto durante relações futuras. Isso acontece, segundo elas, devido ao fato de haver o afinamento das paredes vaginais, o que pode tornar o ato sexual desconfortável com o passar do tempo.
A pessoa que fica muito tempo sem relações sexuais também pode apresentar um aumento do estresse. De acordo com Lauren Streicher, embora costume se associar pessoas menos estressadas a uma prática mais frequente de relações sexuais, essa relação é de correlação e não de causa e efeito.